Entrega do Trono e Mantos da Festa da Padroeira acontece nesta sexta em Aparecida

Pela primeira vez, equipes do Santuário Nacional produzem o Trono onde a imagem da Padroeira ficará durante as festividades


Nesta sexta-feira (29), o Santuário Nacional realiza a cerimônia de entrega do Trono e dos Mantos que serão utilizados durante a Novena e Festa da Padroeira 2023. O evento será realizado no Salão Três Pescadores, localizado no subsolo da Basílica, às 9h.

A Novena e Festa da Padroeira ocorre de 3 a 12 de outubro, em Aparecida (SP), para homenagear Nossa Senhora Aparecida. Visando potencializar a propagação do tema refletido durante as festividades - "Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão"- diversos elementos compõem as celebrações.

Dentre esses elementos está o Trono, onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficará, no Altar Central, durante as cerimônias. Neste ano, pela primeira vez, o equipamento foi produzido por equipes do Santuário Nacional, envolvendo colaboradores de diversos setores, como pastoral, marcenaria, hidráulica e elétrica.

Junto a apresentação do Trono, também serão revelados os dois Mantos que cobrirão a imagem fac-símile da Padroeira durante as festividades. Esses, confeccionados, há 13 anos, pelas Irmãs Carmelitas, do Carmelo de Aparecida. Com bordados diferentes, um manto será utilizado na Novena da Tarde e outro na Novena Solene, à noite. Ambos com referências ao tema da vocação.



Lançamento de Mantos Regionais

A cerimônia desta sexta-feira contará, ainda, com o lançamento dos Mantos Regionais, um novo projeto do Santuário Nacional. A partir do bordado de 5 mantos, inéditos e exclusivos, o projeto busca representar todas regiões brasileiras - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para celebrar e propagar a cultura, a fé e a história do povo brasileiro, cada manto é composto por características que exprimem a biodiversidade, tradições, pontos turísticos, entre outros. Alguns exemplos são: a onça-pintada, na região Norte, a caatinga e o cordel, no Nordeste, o berrante, no Centro-Oeste, o Santuário Nacional e o Cristo Redentor, no Sudeste, os vinhedos e o chimarrão, no Sul.