São Sebastião recebe pela 12ª vez, na praia de Maresias, a partir desta terça-feira (22/4) até domingo (27/4), a etapa do QS, divisão de acesso para o Challenger Series. A etapa faz parte do Circuito Banco do Brasil de Surfe e os espectadores terão muitas atividades para se entreterem no evento.
O Circuito Banco do Brasil de Surfe sempre realiza várias atrações extras para o público em todas as suas etapas, com aulas de surfe e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental. "Para nós é motivo de orgulho receber o evento e queremos torná-lo em algo único para todos aqueles que vão presenciar esse espetáculo. As atividades foram pensadas para conscientizar e divertir ao mesmo tempo. Esse evento não só movimenta o esporte, revelando novos talentos e trazendo atletas de alto nível, como também impulsiona o turismo e a economia local, beneficiando nossos comerciantes, empreendedores e toda a comunidade com shows e muito mais", destacou o prefeito Reinaldinho Moreira.
O rapper e compositor brasileiro Gabriel Pensador vai se apresentar no sábado (26). Com o intuito de promover o surfe e proporcionar entretenimento na praia de Maresias, a WSL quer aproveitar o momento para fazer história e envolver o público - moradores e turistas. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site 'Pensa no Evento' e o valor, no primeiro lote, custa R$ 150 (pista premium). Já a pista, no segundo lote, sai por R$ 80.
Além da qualidade técnica das disputas e da presença de estrelas do surfe mundial e da música nacional e internacional, uma das atrações do evento é a Esquadrilha Ceu, que fará uma apresentação, prevista inicialmente para o sábado (26/4). Fundada em 2011, a companhia é uma entidade civil formada por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), com mais de 25 mil horas de voos acumulados e costuma realizar apresentações que envolvem o público.
Desde o primeiro dia de evento, a ideia é usar bem a janela do evento para que as pessoas possam fazer uma clínica de 'altinha', a fim de desenvolver suas habilidades com a bola nos pés. Para os mais confiantes, haverá também no sábado (26/4) um Campeonato de Altinha que deve reunir diversas equipes tanto locais quanto de cidades vizinhas. Além da 'altinha', haverá aulas de yoga e funcional gratuitas com um cenário perfeito durante os dias do evento.
A música também vai rolar solta no QS6000 de Maresias. A WSL disponibilizará um DJ na terça (22/4) e na quarta (23/4), além dos luaus Maresias promovido pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural 'Deodato Sant'Anna' (Fundass), em parceria com a World Surf League (WSL), tanto na quinta (24/4) como na sexta (25/4).
O evento é aberto ao público e ocorrerá a partir das 17h, na entrada 15 da praia de Maresias, especialmente para receber moradores, turistas e amantes do surfe que querem curtir o clima praiano ao som de DJs e bandas locais.
Na quinta-feira (24), quem comanda a festa são o DJ Xandy e a Banda Soul Clean. Já na sexta-feira (25), é a vez do DJ Cidy e da Banda Koala Joe animar a galera.
Durante o evento, haverá o Novas Ondas, projeto de interação entre crianças locais com os atletas para inspiração e conscientização da nova geração. O Upcycling é outra ativação do campeonato, que busca o reaproveitamento das lonas da estrutura do evento para transformação de algum item de surfe (quilha e raspador) para doação a projetos sociais locais do esporte.
Um dos pilares da WSL e da Prefeitura de São Sebastião é a sustentabilidade e muitas ações são ligadas a esse tema. Para neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, existe a compra de créditos para compensação de carbono com rastreabilidade e certificados.
A compra de créditos de carbono é uma forma de empresas e indivíduos contribuírem para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para a preservação do meio ambiente, demonstrando compromisso com a sustentabilidade. Haverá também a gestão de resíduos produzidos no evento, com coleta seletiva nos de acordo com os requisitos legais, dando destino certo para cada tipo de resíduo, seja ele reciclável ou orgânico. E claro, tem a doação de mudas nativas que serão plantadas na área do evento após o término.
A etapa do Qualifying Series e do Circuito Banco do Brasil de Surfe conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Turismo (Setur), além de ter patrocínio oficial do Banco do Brasil. Os atletas que participarem da competição podem garantir 6.000 pontos para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), tanto para o masculino quanto para o feminino.