Exposição sobre Tropeirismo acontece em Aparecida

Morro do Cruzeiro sediará o evento


O Morro do Cruzeiro apresenta neste fim de ano a exposição "O caminho das tropas e o surgimento de vilas e cidades", que traz aos visitantes a história do Tropeirismo. Organizada pelo Museu Nossa Senhora Aparecida, a mostra está aberta ao público no salão térreo da Torre Mirante.

Completo, o acervo conta com 43 peças pertencentes ao Museu Nossa Senhora Aparecida, do Santuário Nacional, e traz diversos acessórios que fazem parte da indumentária dos antigos tropeiros, como estribos, caçambas, fivelas, freio, relho, focinheira, cincerros, guampa, cordas, chicote, tacho, panela de ferro, chocolateira, almofariz com mão, candeeiros, garfos, caneca, punhal com bainha, espora, isqueiro, porta pavio e outros.

Curadoria da exposição

A curadora da mostra, Erica Andreza Coelho Bowersox, conta que a exposição foi elaborada para homenagear os tropeiros, "que há séculos foram responsáveis por desbravar trilhas e ampliar o povoamento e criação de novas cidades nos interiores do nosso país, colaborando com o transporte de alimentos e produtos para esses povoados".

A exposição é um recorte de uma coleção maior relacionada ao Tropeirismo, pertencente ao Museu Nossa Senhora Aparecida, localizado na Torre Brasília do Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo. Parte desta coleção está em exposição permanente no 2º andar da Torre Brasília, compondo a exposição "O Museu e suas Histórias".