Festival Cinefest Gato Preto 2020 promove cine drive-in gratuito em Lorena e Guaratinguetá

Em busca de uma atividade segura, o maior festival de curtas-metragens do Vale do Paraíba exibe filmes em formato inédito


Nos próximos dias 24 e 25 de outubro a organização do Cinefest Gato Preto, maior festival de curtas-metragens da região, promove sessões de cine drive-in gratuitas nas cidades de Lorena (SP) e Guaratinguetá (SP).

As exibições acontecem pontualmente às 19h, nos shoppings Eco Vale, (dia 24) e Buriti (dia 25), e são totalmente gratuitas. A entrada será permitida a partir das 18h30. Todas as medidas de proteção ao Covid-19 estão sendo tomadas, para que o público possa se divertir de maneira segura.

Com o slogam "Cada felino no seu carro, todos miando juntos pelo amor ao cinema!", o projeto busca partilhar presencialmente parte da mostra competitiva, que acontece no próximo mês de novembro online.

 "Teremos duas sessões de classificação livre, misturando alguns filmes e clipes que estarão nas sessões competitivas do VXI Cinefest Gato Preto. São produções para toda a família. A proposta vai ao encontro do festival, que quer estimular o amor pela sétima arte", explica a diretora do Gato Preto, Polyana Zappa.

Os interessados devem fazer um cadastro a partir da próxima segunda-feira (19), já que a capacidade é limitada. Informações e detalhes podem ser obtidas no site oficial do evento clicando AQUI.

Atividades de 2020: desafios e fomento do propósito de incentivo à cultura

O ano de 2020 foi desafiador para todas as instâncias. No entanto, no cenário cultural, os desafios foram sem precedentes. Para a organização da edição de 2020 do Cinefest Gato Preto, os impactos ocorreram principalmente no cronograma de atividades do festival.

No entanto, lançando mão de criatividade e empenho, a equipe continuou desenvolvendo vários projetos para garantir o desdobramento do festival, considerado o maior voltado para curtas-metragens do Vale do Paraíba.

"Foram várias oficinas de cinema gratuitas on-line, laboratório de cinema em videoconferência, e muita esperança de que em breve estaríamos realizando o projeto", afirma Polyana Zappa.

Para ela, a importância de destacar toda a produção cinematográfica em tempos de pandemia, se dá, não apenas pelo fato do cinema ser, desde os seus primórdios, uma genuína e complexa arte. Ela afirma que "o cinema neste momento também é uma forma de resistência e oxigênio para novas interpretações cotidianas dentre arte e imaginação", disse.

O CineFest acontece neste ano de 3 a 7 de novembro, e divide  as sessões pelas seguintes áreas do cinema: roteiro, edição, atuação, arte, fotografia, produção, montagem e desenho de som.

Já fazem parte do festival diferentes sessões. Entre elas e como novidade da edição desse ano, a presença de videoclipes numa nova categoria de premiação.

O Cinefest acontece desde 2004, nas dependências do centro Universitário Teresa DÁvila. Neste ano a programação completa do  festival será online, levando às exibições, debates, encontros e oficinas até o lar dos amantes do cinema.

.