Festival Curta Campos do Jordão faz homenagem a Tetê Mattos

A cerimônia poderá ser acompanhada virtualmente, em tempo real, pelo YouTube


A 8ª edição do Festival Curta Campos do Jordão - FDCJ - idealizada e realizada pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura - termina no dia 22 de outubro, sábado, com cerimônia no Espaço Cultural Dr. Além, às 19h.

Além da entrega do Troféu Araucária de Cinema aos vencedores em todas as categorias, o FCCJ faz justa homenageia à documentarista e professora de cinema Tetê Mattos como a Personalidade do Cinema 2022. A cerimônia pode ser acompanhada virtualmente, em tempo real, pelo YouTube - o link de acesso estará disponível no www.fccj.com.br.

Tetê Mattos (Niterói/RJ) é doutora em Comunicação UERJ, professora do Departamento de Arte da UFF e documentarista. Dirigiu os curtas-metragens Era Araribóia um Astronauta? (1998), A Maldita (2007) e Fantasias de Papel (2015), além do longa-metragem A Maldita (2019), sobre a Rádio Fluminense. Dirigiu o Araribóia Cine - Festival de Niterói (2002-2013) e exerce atividades de curadoria, consultoria e júri em mostras e festivais de cinema. Pesquisadora, Tetê publica artigos especializados em festivais de cinema e de cinema documentário.

125 produções foram exibidas no Festival. A lista dos selecionados está disponível no site. Vale ressaltar que 47 filmes selecionados foram realizados por mulheres. O Júri Oficial - composto por Jeferson De, Cris Arenas e Clarissa Kuschnir - vai eleger o Melhor Curta Regional e será responsável pela premiação dos melhores curtas Nacionais nas categorias: Ficção, Documentário, Animação, Experimental e Infantil, além da Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. Também ficará a cargo do Júri a escolha, entre todos os concorrentes, do filme com melhores condições de seguir carreira internacional e que receberá como prêmio o trabalho completo de legendagem (inglês e espanhol), oferecido pela Centauro Comunicaciones. A votação pelo Júri Popular vai premiar o Melhor Curta Nacional e o Melhor Curta Regional.

O diretor e curador do FCCJ, Cervantes Souto Sobrinho, comenta sobre a abrangência do festival: "Praticamente todos os Estados brasileiros responderam com parte da sua produção audiovisual ainda que, alguns deles, com volume modesto de inscrições. Mas, são vozes que se fazem ouvir e isto prova que o nosso cinema continua mais vivo do que nunca! É impressionante constatar a excelência técnica das produções e a diversidade temática, trazendo inclusive questões da atualidade, necessárias de serem discutidas, ganhando espaço nos roteiros e nas lentes". Nesta edição, o FCCJ tem curadoria de Antonio Leal, Ralph Friedericks, Cervantes Sobrinho e Paulo Gomes (também diretor de produção) e júri formado por Clarissa Kuschnir, Cris Arenas e Jeferson De.

Acontecendo ininterruptamente desde 2015, o Festival Curta Campos do Jordão é organizado e produzido pela Associação Cultural Cineclube Araucária em parceria com a Secretaria Municipal de Valorização da Cultura de Campos do Jordão e o apoio do Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau e das empresas Natureza Maluca, VideoMidia Produção e Edição de Vídeos e Webz Comunicação Digital. Esta oitava edição conta também com recursos obtidos através da Chamada Pública 02/2022 - Retomada SP - do programa Juntos pela Cultura 2022, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Amigos da Arte (Organização Social de Cultura).

O FCCJ busca a difusão da produção audiovisual brasileira, incluindo a Região da Mantiqueira onde o evento acontece, e o estímulo à criatividade para revelar talentos pela produção independente de filmes de curta-metragem. O Festival também aproxima os realizadores de todo o País com os participantes dos programas de formação desenvolvidos pela Associação Cultural Cineclube Araucária, junto à Secretaria de Valorização da Cultura da Prefeitura de Campos do Jordão, visando novos horizontes profissionais, sobretudo para jovens artistas locais e das regiões da Mantiqueira, do Vale do Paraíba e do Litoral Norte de São Paulo.