Festival de Cinema Gato Preto terá oficinas gratuitas com especialistas da área
Três oficinas gratuitas estão programas para acontecer durante o festival; especialistas irão abordar antirracismo, cinema da escuta para documentários e relação do teatro com a sétima arte
Junto com a XVI edição do Gato Preto, iniciam-se também as tradicionais oficinas que fazem parte da programação do maior festival de cinema do Vale do Paraíba. Do dia 4 ao dia 7, três especialistas abordarão sob diferentes perspectivas a criação de produções audiovisuais.
A oficina que acontece nos dias 4 e 6, é com o especialista em cinema e mestre em documentário, Victor Fisch. Ele explica que a oficina se chama Cinema da Escuta, inspirada pela forma de fazer documentário do Eduardo Coutinho, um grande mestre do cinema brasileiro.
"Vamos falar sobre os métodos para se fazer uma entrevista. Muitos filmes utilizam entrevista, mas não se aprofundam nos seus personagens, muitas vezes por falta de experiência e conhecimento de técnicas de entrevista. Coutinho tem muito para nos ensinar e ao lado dele outros grandes entrevistadores", enfatizou.
Na quinta-feira (5), Raissa Gregori abordará "As relações entre o cinema na formação do ator". Para ela a expectativa é positiva para o encontro com o objetivo de diminuir a distância entre o cinema e o teatro. Além de desmitificar a diferença entre as linguagens.
Com um viés antirracista sobre a dramaturgia brasileira, Viviane Pistache apresentará aos oficineiros um recorte e reflexões sobre a realidade das produções.
Ao todo, mais de 50 vagas estão disponíveis para que os interessados façam inscrição, a partir deste sábado (31), clicando AQUI.
O Cinefest Gato Preto é um grande evento de curtas-metragens que ocorre anualmente, há dezesseis anos, em Lorena. Devido pandemia da Covid-19, toda a programação será realizada online nessa edição do Cinefest garantindo a segurança e saúde de todos os participantes e produtores audiovisuais.