Festival Internacional de Teatro de Sombras realiza sua 7ª edição em formato online de 09 a 18 de outubro

Entre a programação completa do Festival, além de curso e bate papos, poderão ser assistidos espetáculos de países como Bélgica, Argentina, Itália, Espanha e Canadá


Realizado por fomentadores e produtores culturais de Taubaté e região, o FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras, único festival deste segmento no Brasil e um dos maiores do mundo, este ano traz sua programação através de plataformas online, a partir do dia 09 até o dia 18 de outubro. Expandindo seu alcance e seu público, as ações do Festival vão da exibição de espetáculos até atividades como bate-papos com diretores e artistas e curso Online, onde os participantes terão a oportunidade de planejar e executar todas as etapas de montagem de um espetáculo de Mini Teatro de sombras.

Já em sua sétima edição, pela primeira vez a organização do FIS adapta toda sua agenda e forma de exibição para que, apesar da situação de distanciamento social, o evento possa continuar a trazer a arte do Teatro de Sombras de diversos países reunidas em um único Festival.

O organizador Ronaldo Robles reitera a importância da reunião destes profissionais e espetáculos e a aproximação possível com o público neste momento: "Com a realização online durante a semana das crianças, temos objetivo de levar o teatro de sombras para dentro das casas das pessoas. Nesta edição, voltamos nossas ações para que o espectador fique em casa e possa ter um momento de poesia e alegria junto com a família."

O formato digital do evento já permitiu uma série de entrevistas e conversas que aqueceram sua programação. Intitulada Segunda dos Saberes, as lives de bate-papo ocorreram desde agosto e podem continuar sendo acessadas no canal do FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras.



Dentre as novidades deste ano, estão também um curso online exclusivo com o Grupo Girino de como produzir seu espetáculo de "mini teatro de sombras", e um encontro com os caixeiros da Cia Libélulas, Grupo Girino, Teatralma, Cia Tutóia e Teatro de Caixeiros. 

As produções e espetáculos nacionais, assim como as de países como Bélgica, Itália, Argentina, Espanha e Canadá, poderão ser acessadas através do site do Festival e também em suas redes sociais. Para completar as possibilidades abertas pelo digital, após todas as apresentações, que terão diferentes formatos, como transmissões ao vivo ou gravados, haverá um bate-papo com cada diretor ou grupo da peça exibida. A programação completa, com suas apresentações e atividades pode ser acessada através dos links no Serviço abaixo. 

SERVIÇO | FIS - Festival Internacional de Teatro de Sombras 

Quando?

De 09 a 18 de outubro de 2020

Onde?

Nas plataformas do Festival

YouTube: http://www.tinyurl.com/festivalteatrodesombras

Facebook: https://www.facebook.com/FestivaldeTeatrodeSombrasFIS/ 

Programação completa: https://fisteatrodesombras.wixsite.com/fisteatrodesombras 

 

Espetáculos das companhias:

Caja Tomada & Conjugar el Monstruo - Argentina

Théâtre du n'Ombrile - Bélgica

Cia Teatro Lumbra - Brasil

Cia Quase Cinema - Brasil

Mind of a Snail - Canadá

Luz Micro y Punto - Espanha

Controluce - Itália

Teatro Gioco Vitta - Itália