Film Commission é tema de encontro no Vale do Paraíba

O evento on-line reuniu gestores, trade turístico, produtores culturais e audiovisuais da região


A Associação Cultural Panvision, a Associação de Municípios do Vale do Paraíba - CODIVAP e o consultor de Políticas Públicas Daniel Celli organizaram o encontro em formato on-line na quinta-feira (22), com o tema Film Commission em que participaram gestores, produtores culturais e trade turístico com o objetivo de sensibilizar a região para a implantação regional da comissão.

Abrindo o encontro, o produtor cultural da Panvision, Tiago Santos salientou a importância deste movimento de união no Vale do Paraíba. "Feliz em ver a sala cheia e sentir que existe uma vontade tanto do setor público como dos produtores culturais, os principais personagens para o sucesso de uma região film friendly", abriu o encontro Tiago Santos.

Na sequência, o Presidente da CODIVAP, Prefeito de Jacareí, Izaias Santana deu as boas vindas e falou do grande potencial da região. "O Vale do Paraíba sintetiza as belezas, a história, a inovação tecnológica e as pessoas do Brasil inteiro", diz Izaias.

O Consultor Daniel Celli, apresentou um breve histórico e explicação do que é Film Commission: o termo é mundialmente conhecido em inglês, atualmente existem mais de mil comissões fílmicas pelo mundo. A primeira delas foi fundada nos anos 60 em Nova York. A Film Commission é um departamento para estimular, atrair, e facilitar o dia a dia das filmagens. "É de interesse de diversos setores, conectados com a gestão pública", explicou Celli.

O Vale do Paraíba possui grande potencial para virar destino audiovisual, porém é necessário a união dos setores. "Como tornar-se uma localidade destino de produções audiovisuais? Não é de uma hora para outra que um destino vira film friendly, é um processo construído por etapas e observando as características de cada localidade", salienta o consultor.

Os mais de 60 participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas ao consultor que respondeu aos questionamentos em um bate-papo de mais de uma hora. O representante do movimento para criação de um Polo Audiovisual no Vale do Paraíba, Vinícius Fracchetta, ressaltou a importância do empenho do poder público para que se torne real a Film Commission
do Vale do Paraíba.

Ao fim, o Presidente da CODIVAP, Izaias, salientou cinco desafios. São eles: necessidade do Vale ter um catálogo de locações, regras uniformes, construção de rede hoteleira e de profissionais, um representante em cada prefeitura para assumir a responsabilidade das atividades, e a construção de políticas públicas de incentivo regional e estadual nos 39 municípios.

Ainda propôs uma reunião para reconstituir as Câmaras Técnicas de Turismo e Cultura e vai levar o tema para ser tratado com os representantes. Sendo aprovado, coloca a CODIVAP à disposição para ser a aglutinadora e coordenar a construção da Film Commission do Vale do Paraíba.

A Associação Cultural Panvision está à disposição para juntos fazer o encaminhamento das próximas ações.