Folia de Reis: Abertura da Programação no Parque Vicentina Aranha

Atrações culturais e feirinhas voltam a acontecer a partir de 12 de janeiro; o grupo Benoit Dechaneux Jazz Quartet se apresenta no palco do Bambuzal.


Abrindo a programação de 2025, na próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro, o Parque Vicentina Aranha recebe a Companhia Irmandade dos Santos Reis para a tradicional Folia de Reis. A apresentação acontece às 18 horas, dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus. Às 19h30, será celebrada uma missa.

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, a Folia de Reis celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus, com violeiros, cantos e fantasias festivas. A tradição teria sido trazida de Portugal ainda no período colonial e marca o encerramento do Ciclo Natalino.

Programação cultural e feirinhas retornam a partir do dia 12 de janeiro, domingo. Para quem deseja conhecer mais sobre a história e as curiosidades da fase sanatorial, às 9 horas o historiador David de Albuquerque vai conduzir a Visita Mediada. A atividade é livre e o ponto de encontro é à frente do Pavilhão Central.

Às 10h30, o Benoit Dechaneux Jazz Quartet se apresenta no palco do Bambuzal. Com um repertório vibrante que mistura música brasileira, temas autorais, jazz fusion e jazz rock, o grupo liderado pelo guitarrista belga Benoit Decharneux, Elias Pontes, Raul de Sá e Henrique Macedo comemora 20 anos em 2025.

Quem visitar o Parque entre 9 e 13 horas, poderá conferir as novidades da Feirinha de Artes e Feirinha Verde, além da Lojinha Oficial Vicentina, com camisetas, canecas e outros artigos com renda revertida ao restauro.

As crianças poderão aproveitar a Biblioteca ao Ar Livre, entre 9h e 12h; o espaço Cantos de Leitura, entre 9h e 17h; e o Parque de BioDiversão, com instalações naturais, entre 9h e 18h.

A programação completa de janeiro está disponível no site www.pqvicentinaaranha.org.br.