III Colóquio de Estética Social e Museu é destaque no Museu Felícia Leirner

Dentre os destaques está o evento virtual III Colóquio de Estética Social e Museu


Entre 12 e 18 de outubro, o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, geridas pela ACAM Portinari, promovem novas atividades on-line para o público. 

Para comemorar o Dia das Crianças, na segunda-feira (12), tem vídeo com os educadores que ensinarão a confeccionar um Jogo de Taco. Também conhecida como bets, tacobol e bate ombro, a brincadeira oferece momentos prazerosos, importantes para o desenvolvimento afetivo e intelectual, proporcionar um contexto estimulador e ampliar as possibilidades para o incremento da coordenação motora, autonomia, capacidade de resolução de problemas e raciocínio lógico dos pequenos.

Outra celebração será na quinta-feira (15), Dia dos Professores. Museu e Auditório prepararam uma ação de formação especial. O educador Volney Guaranha oferecerá dicas de jogos e dinâmicas que auxiliam na didática do ensino virtual. O objetivo é promover atividades interativas e utilizar os meios digitais como ferramenta de aprendizado.

Com o tema "A Experiência da Música em Situações de Reclusão", o III Colóquio de Estética Social e Museu acontece em 17 de outubro, às 10h. O público poderá refletir sobre a condição da população prisional e o papel da arte, especialmente da música, no contexto de reclusão social. Os convidados da edição, Profa Helena Rodrigues, associada à Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH), Prof. Paulo Maria Rodrigues, do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e Gustavo Martinelli Massola, Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2005) realizam pesquisas em unidades prisionais de Portugal e do Brasil e compartilharão parte dessas experiências. Para participar, os interessados devem efetuar inscrição pelo link. O link de acesso à transmissão será enviado 15 minutos antes do início do evento.

No domingo (18), tem outra edição do Programa Mais Sentidos, que visa o atendimento qualificado de pessoas com deficiência para contribuir com a equiparação de oportunidades de participação na vida cultural e artística de Campos do Jordão. No vídeo, o educador Paulo apresenta uma brincadeira lúdica utilizando emojis, que permitem estimular as habilidades de reconhecimento das emoções para pessoas autistas.

No site do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro ainda é possível visitar parte do acervo exposto por meio de fotos e vídeos, o trabalho das equipes técnicas, apresentações musicais e fazer um tour virtual pelo espaço e pela exposição e as crianças poderão, também, aprender novos conteúdos com os jogos educativos on-line. Para conferir, basta clicar AQUI ou as redes sociais @museufelicialeirner.