Instituto IA3.ORG retoma "Medeia em Faces" com oficinas e ensaio aberto em 2021

Iniciativa social do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano, a Artes e Aprendizagem já impactou mais de 500 crianças e jovens


Depois do ano marcante como foi o de 2019 para o projeto "Medeia em Faces", no qual conquistou importantes premiações no Festival Estudantil de Mogi das Cruzes e no Festival de Teatro de Itapevi, a iniciativa retoma as atividades neste início de 2021 ao ser contemplada em dois editais: o de Linguagens Artísticas, do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais, e o PROAC Expresso (Estadual) - ambos por meio da Lei Aldir Blanc.

Após a primeira montagem do texto - que é uma adaptação livre da tragédia grega de Eurípides (431 a.C.), conduzida pelo dramaturgo Alberto Marcondes Santiago -, em 2012, o projeto foi retomado no ano de 2018, já apoiado pelo Instituto IA3.ORG dentro do projeto Atores Socias - iniciativa da instituição que envolve crianças e adolescentes no desenvolvimento, interpretação cênica e exercícios de dramaturgia. Nesta fase de pré-produção do espetáculo, dentro do edital de Linguagens Artísticas, serão realizadas oficinas para o público externo (Técnica Vocal, Expressão Corporal e Criação de Personagens) e um ensaio aberto. Dentro do PROAC Expresso, serão realizadas apresentações com transmissões online.

"Neste momento, a Medeia passa talvez pela sua maior transformação desde seu início. O Grupo está estudando de forma minuciosa e desenvolvendo as habilidades e conhecimentos pilares do teatro, como o corpo, a voz e a interpretação", afirma Wesley Peterson da Silva, de Dramaturgia e Direção do espetáculo. "O público pode esperar algo emocionante, tocante e transformador. O objetivo é que quem participe das oficinas saia com a vontade e curiosidade despertadas para a prática teatral e quem participar como público leve a reflexão sobre a sociedade neste momento e sobre suas vidas", concluiu.