Lançamento do Almanaque Em Cantos acontece em Pindamonhangaba

Com uma tiragem de 12.000 exemplares, o Almanaque Em Cantos será distribuído gratuitamente em eventos realizados em diversas cidades do Vale do Paraíba.


O Almanaque Em Cantos propõe uma imersão nas histórias e vivências do Rio Bravo, também chamado de "Paraíba" em tupi, que percorre o Vale do Paraíba. A obra convida os leitores a explorar o encantamento da tradição oral da região. Com uma tiragem de 12.000 exemplares, a publicação será distribuída gratuitamente em várias cidades do Vale do Paraíba. O evento de lançamento em Pindamonhangaba está marcado para o dia 27 de setembro, às 19h30, no Auditório do Palacete 10 de Julho. Além da distribuição dos exemplares, a programação inclui um bate-papo com o autor, Rafa Soares, com tradução em LIBRAS, abordando os contos, causos e a rica cultura do Vale.

Com uma abordagem cultural, lúdica e pedagógica, e utilizando uma linguagem acessível para diferentes públicos, o Almanaque Em Cantos apresenta novas perspectivas sobre a história e a cultura do Vale do Paraíba. A coletânea se concentra na tradição oral, destacando como ela reflete nos patrimônios naturais e históricos da região, assim como nos monumentos paisagísticos que ajudam a contar essa história. O objetivo da publicação é conectar as experiências das comunidades ao redor do rio, preservando memórias, costumes e crenças. Essas comunidades representam a essência do Brasil e enfrentam o desafio de abrir caminho para um futuro cada vez mais globalizado, sem perder sua identidade e cultura local.

"Nosso objetivo foi contar essas histórias com responsabilidade e permitir que novas vozes ecoem pelo Vale. Vemos o almanaque como um instrumento de inclusão e uma ferramenta educativa, que promove a reflexão sobre a identidade do caipira e sua valiosa contribuição histórica a partir de diferentes perspectivas", explica Rafa Soares. "Este projeto é um convite para olhar para as águas do Paraíba e se enxergar nelas", completa o autor.

A pesquisa que fundamenta o Almanaque Em Cantos foi realizada principalmente em São Luiz do Paraitinga e Paraibuna, onde foram coletados relatos, imagens, obras literárias e entrevistas com personalidades chave da tradição oral da região. Cada seção do almanaque possui um QR code que direciona os leitores a uma plataforma virtual, onde podem acessar todo o material da pesquisa em formato de áudio e texto, incluindo entrevistas e contos, com tradução em LIBRAS.

Serviço | Almanaque Em Cantos

Lançamento oficial na Sessão Solene da Academia Pindamonhangabense de Letras
Data: 27 de setembro, sexta-feira, às 19h30
Local: Auditório do Palacete 10 de Julho
Endereço: Rua Dep. Claro César, 33, Pindamonhangaba - SP
Entrada gratuita