Livro apresenta roteiros arquitetônicos em São Paulo

Guia é ideal para interessados em conhecer destaques de obras arquitetônicas da cidade


A cidade de São Paulo, maior capital do Brasil, é feita dos encontros de diferentes culturas que ali habitam. Uma das expressões culturais mais charmosas e aparentes da cidade são, sem dúvidas, as artes arquitetônicas que a rondam - afinal, trata-se de uma das poucas cidades no mundo que dispõem de um acervo arquitetônico tão privilegiado. Segundo Fabio Valentim, arquiteto e professor da Escola Da Cidade, há estudantes e professores do mundo inteiro que vêm para a cidade conhecer as obras a céu aberto.

Fabio também é autor do livro "Um guia de arquitetura de São Paulo: 12 percursos e 124 projetos", lançado em 2019 pela editora WMF Martins Fontes. O objetivo do livro é expor a grandeza da cidade de São Paulo em seus mais de 400 anos de história, selecionando 124 obras de arquitetura agrupadas em 12 percursos dentro da capital. Dentre alguns deles estão o Edifício Copan, o MASP, a Pinacoteca, o Sesc 24 de Maio e o Parque Ibirapuera, que são destaques e revelam alguns dos momentos históricos mais relevantes da cidade de São Paulo em nível artístico e social, marcando a evolução das artes e do tratamento urbanístico com o passar dos anos.

Grandes nomes artísticos também são lembrados, como Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Rino Levi e Lina Bo Bardi. Esta última, inclusive, teve um de seus imóveis projetados no Brasil levado a leilão de casas em 2010, com lance inicial de R$ 2,7 milhões. O imóvel, que foi projetado em 1958 e se localiza no bairro do Morumbi, foi o segundo projeto residencial concebido pela artista no Brasil, com um terreno de mais de dois mil metros quadrados. Por abrigar tantas construções assinadas por artistas, a cidade de São Paulo também promove diversos leilões residenciais, que são uma ótima forma de adquirir imóveis com um design artístico, tais como o de Lina Bo Bardi.

Para quem não procura por imóveis à venda, é possível encontrar no livro de Fabio Valentim um ótimo guia para os interessados em conhecer mais a fundo os principais destaques arquitetônicos da capital paulista, mesmo na pandemia. Segundo o próprio Fabio, uma das consequências da pandemia foi o aumento da valorização do espaço público, e alguns dos locais já estão aceitando visitantes seguindo protocolos de segurança, como isolamento social e uso de máscara pelos visitantes e pelos funcionários.

Há imóveis, no entanto, que não precisam de autorização de entrada: basta admirá-los pelas ruas da selva de pedra. Valorizar e admirar a arte e a cultura local, afinal, é o que mantém viva a veia artística da cidade.