O livro infantojuvenilSebastião, da autoria da escritora sebastianense Janaína de Figueiredo e Cláudio Fragata, foi selecionado entre os 200 melhores livros do mundo. A seleção foi realizada pela biblioteca pública alemã, The Internacional Youth Library que escolheu livros para o catálogo Raves de 62 países, com quase 40 línguas diferentes. Esses países, entre os quais o Brasil, foram representados nessa seleção anual. Foram três livros do Brasil, entre eles o Sebastião.
Sebastião traz como tema a catástrofe socioambiental ocorrida em 2023, no município de São Sebastião. O desastre foi contado a partir da perspectiva de um menino de família caiçara. A narrativa homenageia a memória das vítimas da catástrofe.
Nesse episódio triste, a escritora Janaína de Figueiredo esteve envolvida com as crianças dos abrigos. Ela nos conta: "Estou muito feliz pela seleção do livro Sebastião! A literatura tem esse poder de levar histórias para o mundo. Pensar que essa história, baseada nos relatos das vítimas e sobre minha terra, chegará a outras crianças do mundo, torna meu trabalho ainda mais inspirador. Esse é o sentido do meu ofício".
O livro tem ilustrações lindas de Rodrigo Mafra, com projeto gráfico de Natália Calamari e publicado pela Editora Aletria. Para acessá-lo clique na Bio do Instagram da escritora @janainadfigueiredo