Maior edição da Flim começa nesta quinta em São José

Evento acontecerá até domingo, dia 18


Começa nesta quinta-feira, dia 15, um dos principais festivais do interior paulista, a Flim (Festa Literomusical de São José dos Campos), que chega a sua oitava edição com o tema "Py - O lugar onde se pisa". Em Guarani, a palavra "Py" é a mesma utilizada para designar "pé" e "o lugar onde se pisa", o chão.

Ao longo de sete edições, a Flim já envolveu 217 escritores convidados, entre nomes nacionais e internacionais, realizou 48 mesas literárias, promoveu 27 shows musicais com grandes nomes da Música Brasileira, realizou 232 ações na sua programação paralela, impactando mais de 150.000 pessoas.

Neste ano, a Flim convida o público para celebrar o retorno do evento presencial, em uma programação diversificada no Parque Vicentina Aranha com mesas literárias, shows, lançamentos de livros, saraus, intervenções artísticas, exposições, feirinha de artes, ações formativas, programação infantojuvenil e socioambiental, entre outras atividades, sob curadoria de Carol Rodrigues (curadora geral), Juliane Sousa (curadora assistente) e Trudruá Dorrico (curadora convidada).

Até 18 de setembro, passarão por São José dos Campos grandes nomes da literatura, da música e do ativismo como Davi Kopenawa, Lia Rodrigues, Iyá Adriana de Naná, Pai Sidnei Nogueira, Pajé Vanda Domingos, Ana Maria Gonçalves, Lu Ain-Zaila, Natalia Borges Polesso, Aretha Duarte, Márcia Mura, João Paulo Cuenca, Leonardo Fróes, Nego Bispo, Watatakalu Yawalapiti, além de Maria Gadú, Arnaldo Antunes e o grupo Serial Funkers, que convida Paulo Miklos.