MAV de Jacareí é o segundo museu da região oficializado como Instituição Museológica

A partir de agora, o Museu de Antropologia da cidade de Jacareí passa a ser a segunda instituição no Vale do Paraíba a ter este cadastro


Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, localizado em JacareíMuseu de Antropologia do Vale do Paraíba, localizado em Jacareí (Foto : Divulgação)

O MAV (Museu de Antopologia do Vale do Paraíba), localizado em Jacareí, recebeu nesta quarta-feira (24) a visita técnica dos representantes do SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo) e representantes do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) para análise de todo o trabalho realizado e estrutura física do prédio.

A visita foi consolidada com o cadastro básico do museu junto ao SISEM, significando que o MAV está de acordo com todas as legislações vigentes e todos os princípios da museologia internacional. Na prática, esse título beneficiará nos editais, captação de recursos e na qualificação de toda a equipe técnica do MAV. Na realidade, essa política pública garante o crescimento e modernização para os museus aprovados.

A partir de agora, o Museu de Antropologia da cidade de Jacareí passa a ser a segunda instituição no Vale do Paraíba a ter este cadastro. Na região, outras instituições que já estão cadastradas no SISEM ou em fase de avaliação para cadastramentos são: Museu Felícia Leimer (Guaratinguetá) e Museu do Esporte (Taubaté).

“Nosso objetivo é assegurar políticas públicas que possam ampliar a vida cultural da cidade e contribuir para formação de nossos cidadãos, além de promover o sentimento de orgulho e pertencimento.”, afirma Bruno Castro, presidente da Fundação Cultural de Jacareh.

O SISEM é uma instância da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo articula ações de parceria para promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.