Memorial da América Latina lança Festival CantaSP de música virtual

Vencedor será premiado com a gravação de um videoclipe profissional


O Memorial da América Latina e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa acabam de lançar um grande festival de música virtual: o Festival Canta SP. Como parte da retomada das atividades culturais no Estado de São Paulo, o festival surge como um investimento em cultura, mesmo com as restrições impostas pela pandemia, assim como fomento a artistas em início de carreira, ainda sem projeção midiática ou apoio de grandes gravadoras e instituições.

Dividido em cinco etapas, o Festival irá apresentar músicas de novos artistas, selecionadas a partir de uma comissão julgadora composta pelo produtor musical e empresário João Marcello Bôscoli; Sérgio Britto, da banda Titãs; a cantora Paula Lima e Felipe Machado, músico e editor de cultura da Revista IstoÉ - todos profissionais de destaque no meio musical. Serão dois finalistas premiados, um escolhido pelos jurados e outro por meio de votação popular. 

Serão selecionadas pela comissão julgadora 12 canções, que serão exibidas no canal do YouTube do Memorial, com a hashtag #CANTASP, de 20 de novembro a 10 de dezembro, período em que estará aberta a votação popular. A contagem de votos será feita a partir da somatória de curtidas nos vídeos finalistas. O candidato que obtiver o maior número de pontos na votação será o vencedor desta etapa. Seguindo o mesmo critério de pontuação, o artista que obtiver o maior número de pontos na somatória dos jurados, será o outro vencedor.

No dia 11 de dezembro serão anunciados os dois artistas vencedores, que irão ganhar a gravação de um clipe profissional no Auditório Simón Bolívar.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre os dias 5 de outubro e 10 de novembro, por meio de formulário online, que será disponibilizado no site do Memorial. Cada participante poderá inscrever apenas uma música inédita, com a  letra em português e/ou espanhol. Todos os gêneros musicais serão contemplados. Só poderão concorrer artistas residentes no Estado de São Paulo. 

O projeto é uma parceria entre o Memorial da América Latina, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Revista IstoÉ e Metrô.

Programação

5 de outubro a 10 de novembro - Inscrições - Clique AQUI

10 de novembro | Encerramento das inscrições

20 de novembro | Anúncio dos 12 finalistas selecionados pela comissão julgadora

20 de novembro | Postagem dos 12 finalistas no canal do Youtube do Memorial e início da votação popular

20 de novembro a 10 de dezembro | Período de votação popular 

11 de dezembro | Divulgação dos artistas ou grupos vencedores