Morre, aos 51 anos, o artista plástico Marcelo Denny

Artista da Cia Teatral Cade Otelo? marcou o cenário artítisco de Pindamonhangaba


Pindamonhangaba perdeu na manhã desta segunda-feira (31), um grande artista que marcou época na vida cultural da cidade. Faleceu na capital paulista, Marcelo Denny de Toledo Leite, aos 51 anos.

Ele foi diretor teatral, cenógrafo, professor, artista plástico, performer, pesquisador, curador e diretor de arte. Denny lecionava há 18 anos na USP, onde era professor doutor na graduação (disciplinas de Cenografia, Maquiagem & Caracterização e Práticas Performativas entre outras). Também foi professor no PPGAC - Programa de Pós Graduação da ECA da USP- Universidade de São Paulo e um dos fundadores e diretores do Laboratório de Práticas Performativas da ECA - USP.

A Barca do Inferno

Marcelo Denny ficou conhecido pelo espetáculo "A Barca do Inferno", que sua direção e produção de Alberto Santiago para a Cia Teatral "Cadê Otelo". A peça representou um marco no teatro local e revolucionou a cultura na década de 90, ao utilizar o bondinho da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que levava o público até a ruína de uma olaria centenária, na zona rural de Pindamonhangaba, onde a peça era encenada. O espetáculo esteve em cartaz durante quase cinco anos e foi vencedor de mais de 40 prêmios em todo o país.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, ainda em novembro de 2014, o artista afirmou: "foi a barca que me levou para outros cenários, outras escolas, me fez ter mais sede de conhecimento e conhecer pessoas e continuar meus estudos na área. Depois da epopeia da "a barca" fui estudar em São Paulo, onde fiz mestrado e doutorado em artes cênicas e não parei mais".

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.