"Mostra Teatro da Rua Eliza - 10 anos" abre segunda semana de atrações com atividades formativas e espetáculos

Programação conta com acessibilidade em LIBRAS


A Cia. do Trailler - Teatro em Movimento retoma nesta terça-feira (11) a programação da Mostra Teatro da Rua Eliza - 10 anos, comemorativa a primeira década de atividades do espaço. Entre os destaques, estão as apresentações e realização de show musical, peça teatral e palestra sobre teatro e memória com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Todos os eventos têm entrada franca e serão realizados ou no Espaço Teatral Marcelo Denny (localizado na Rua Eliza Costa Santos, 154, Jardim São Dimas), Parque Santos Dumont (Rua Engenheiro Prudente de Morais, 1000, Vila Adyanna) ou no formato online.

A terça-feira será bastante movimentada, com a realização da palestra "Teatro Contemporâneo - Uma perspectiva cenográfica", com Lívia Loureiro, no formato presencial, a partir das 20h30, no Denny. Já na modalidade online, Alexandre Mate inicia o primeiro de três dias da oficina "Teatro Épico", entre terça e quinta-feira, das 18h às 20h.

Teatro e memória

Dedicada a artistas e estudantes de artes cênicas surdos e ouvintes, a palestra "Teatro e Memória", será realizada no Marcelo Denny na próxima quinta-feira, a partir das 20h30, com o pesquisador e diretor Marcelo Soler, que também assina a co-direção do espetáculo infanto "Sputnik II e Outras Histórias Caninas", com a Cia. do Trailler, aguardado para as 10h de domingo (16), no mesmo local. Ambos contarão com interpretação em LIBRAS.

Sputnik II e Outras Histórias CaninasSputnik II e Outras Histórias Caninas", com a Cia. do Trailler (Foto : Divulgação/Malu Freire)

LIBRAS e sons

A noite de sexta-feira será musical e também inclusiva, com o show da banda Manolo e os Fumos de Rolo, a partir das 21h, no Marcelo Denny! Logo após, haverá bate-papo e confraternização. Na tarde de sábado, a Cia. Dita Cuja, de Ribeirão Preto, estará no Parque Santos Dumoint, a partir das 16h, para a apresentação do espetáculo "Relicário", com manipulação de bonecos. O intercâmbio entre as trupes e coletivos paulistas promovido pela mostra ainda apresenta o espetáculo "Algo pensa em mim", com o Laboratório de Teatro Químico de Jacareí, sábado, às 21h, no Denny, com atuação de Milena Siqueira e trilha original de Luise Martins. No domingo, às 21h, no mesmo local, tem a Klaus Empreendimentos Artísticos e La Cascata Cia. Cômica, com o espetáculo "Animo Festas", com criação e atuação de Marcio Douglas.

Oficinas presenciais

Até domingo, dia 16, artistas, estudantes e interessados em geral poderão se inscrever para as oficinas presenciais de teatro documentário (dias 18, 19 e 20/7, das 19h às 22h), com Marcelo Soler, e de dramaturgia "Escuta Bruta" (dias 22 e 23/7, das 10h às 16h), com Rogério Guarapiran, em parceria com o projeto "Os Bandoleiros de Taubaté" que, assim como a Mostra Teatro da Rua Eliza, conta com financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo. As inscrições para as oficinas presenciais e mais detalhes da programação podem ser conferidas a partir do perfil @teatromarcelodenny, no Instagram.

Na segunda-feira (17), a partir das 19h30, o Espaço Teatro Marcelo Denny recebe a roda de conversa Espaços Independentes, que propõe reflexões sobre os desafios enfrentados por esses locais para promover e fomentar arte e cultura.