Mulheres Negras nas Artes Visuais, curso online promovido Adelina Instituto

Curso com certificado voltado para artistas, professores, estudantes e pessoas interessadas em aprender e revisar perspectivas da história e da arte


Adelina Instituto promove, 13 de maio a 01 de junho, segundas e quartas, das 18h às 20h, o curso Mulheres Negras nas Artes Visuais, que será realizado através de uma plataforma online aos alunos.

O formato de curso online, realizado pela Adelina Instituto, nesse momento de pandemia do coronavírus, tem objetivo de manter aos alunos a oportunidade de continuar suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos. 

O curso Mulheres Negras nas Artes Visuais, é voltado para artistas, professores, estudantes e curiosos. Pessoas interessadas em aprender, dialogar e revisar perspectivas da história da arte e das artes produzidas por africanos. Não é necessário conhecimento prévio. Ao final, o aluno receberá um certificado.

Dentro do conceito de uma arte que amplia as perspectivas para além do que já é tradicional e hegemônico, propõe-se análises da história/crítica da arte pela produção de mulheres negras, seja como artistas ou como curadoras. Nesses encontros pretende-se compreender processos de relação com a arte estendendo para as correlações e divergências entre tempos de produção artística, observando outros percursos de uma cronologia da arte na perspectiva de mulheres negras nesse cenário.

Programa

-Aula 1 - Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte - África

-Aula 2 - Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte - África - continuação

-Aula 3- Representação e Representatividade feminina e negra na história da arte - Outros continentes

-Aula 4- Modos de exibir: espaços de poder e (in)visibilidade para arte de-com mulheres negras

-Aula 5- Gênero e raça na história da arte brasileira

-Aula 6- Arte de-para mulheres negras versus Mercado de Arte: conceitos em discussão

Quem irá conduzir?

Mirella Maria é professora, artista visual, pesquisadora. Graduada em Artes Visuais e mestra em Arte Educação pela UNESP. Trabalhou como educadora no Museu Afro Brasil. Atualmente é professora de atendimento educacional especializado na PMSP e consultora educacional. Sua pesquisa é voltada para artes africanas, arte afro-brasileira, questões étnico raciais/gênero, decolonialidade.

Data:  13 de maio a 01 de junho - segundas e quartas - das 18h às 20h.

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula

Investimento: R$ 200

Vagas limitadas

Oferecemos certificados

Inscrições pelo site clicando aqui.