Muro colaborativo "Caminhos das Águas" é pintado em Jacareí

Com o apoio da Suzano, o projeto transformou o local que antes era usado para descarte de entulho em um ambiente de lazer


O bairro Jardim PedraMar, localizado na cidade de Jacareí, em São Paulo, teve sua paisagem transformada por meio do mural colaborativo realizado pelo projeto PedraMar Território Cultural, e contou com as artistas Janaína Vieira, Luanda Soares, Ivani Melo e Drik Oliveira. A iniciativa teve o apoio da Suzano por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e a Prefeitura Municipal da cidade.

A ação também contou com a participação do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), que cedeu o muro para a realização da arte.  "Antes, o local era usado para descarte de entulho e continha muito mato alto ao redor. Com a ação, o ambiente foi valorizado e a própria comunidade começou a cuidar do espaço, tornando-se um local de lazer para as crianças. A comunidade é sempre receptiva com as ações que valorizam o território. Esta, em especial, mostrou para nós, do Cultura no Morro, que estamos no caminho certo", explica, Thiago Vinicius Lima da Silva, Diretor-Geral do Projeto PedraMar Território Cultural.

A concepção temática do mural foi desenvolvida apenas por mulheres que integram o projeto e teve como referência o riacho que o bairro possui e inspirado no documentário Sacred Water. Segundo o grupo, o "Caminhos das Águas" retrata as águas sagradas que nascem no prazer da mulher e são simbolizadas pelas figuras de Oxum e Yemanjá. "É uma satisfação realizar essa criação ao lado de mulheres inspiradoras. O projeto e a comunidade do PedraMar mostraram como é possível transformar ambientes e multiplicar boas ações", diz Ivani Melo, artista visual.

O projeto também contou com o envolvimento do núcleo ambiental do Cultura no Morro, que possuí um território de ação no Jardim PedraMar. Foi elaborada uma ação socioambiental para que as crianças do bairro contribuíssem com a iniciativa por meio da criação de placas com mensagens positivas e do plantio de mudas de árvores nativas.

Lei de Incentivo à Cultura (LIC)

A Suzano apoia, desde 2005, a realização de projetos pela Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí (SP) e busca levar para as comunidades um novo olhar sobre a literatura, as artes, entre outros. "O muralismo tem como suporte paredes e painéis permanentes que propicia uma relação de proximidade com o público sobre o que os artistas desejam passar. Como um dos direcionadores da Suzano é atuar juntos e pelo todo, a empresa apoia projetos que incentivam a população a conhecer novas histórias por meio da arte", finaliza Israel Batista, Coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano.