Música Popular Brasileira perde cantor e compositor Luiz Melodia

Luiz Carlos dos Santos nasceu em janeiro de 1951 no Morro do Estácio, na zona central do Rio, filho do sambista Oswaldo Melodia


Cantor Luiz Melodia morre aos 66 anosCantor Luiz Melodia morre aos 66 anos (Foto : Site do cantor)

A Música Popular Brasileira perdeu na madrugada de hoje (4) um dos seus principais nomes. Morreu aos 66 anos o cantor e compositor Luiz Melodia, vítima do agravamento de um quadro de câncer de medula óssea. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do músico, que estava internado no Hospital Quintas D'Or.

Luiz Carlos dos Santos nasceu em janeiro de 1951 no Morro do Estácio, na zona central do Rio. O músico era filho do sambista Oswaldo Melodia e começou a carreira musical em 1964, quando formou a banda Os Instantâneos, ao lado dos amigos Manoel, Nazareno e Mizinho.

O talento de Luiz Melodia foi descoberto quando tocava no morro. Um dia, após ser observado e recomendado pelo poeta Wally Salomão, foi apresentado à cantora Gal Costa que o apadrinhou. Ela gravou a música Pérola Negra, de Melodia, no disco Gal a Todo Vapor, de 1972.

Depois, Maria Bethania gravou Estácio, Holly Estácio e Melodia lançou o primeiro disco, Pérola Negra, em 1973. Mas a música que nos lembra diretamente o cantor é Juventude Transviada (Lava roupa todo dia, que agonia...) lançada em 1975. Outros de seus sucessos são: Felino, Ébano, Codinome Beija-Flor e Negro Gato, entre muitos gravados por outros artistas

Em mais de 40 anos de carreira, gravou 16 discos e teve participação em trilhas sonoras de 15 novelas ou minisséries.

A Estácio divulgou nota de pesar pela morte do cantor. “Nesta sexta-feira cinza, o nosso surdo chora. Um dos nossos amigos, torcedores e amantes do Berço do Samba se despede e, conosco, fica a saudade e a gratidão pelos momentos em que ele exaltou com amor, a nossa comunidade. #RIP Luiz Melodia”.

O velório será na quadra da Escola de Samba Estácio de Sá.

Com informações da Agência Brasil