No mês da Consciência Negra, Biblioteca Villa-Lobos traz oficina sobre game inspirado em Lima Barreto

Atividades contemplam questões ligadas à diversidade e representatividade no Brasil


Quadrinista Marcelo D'SaleteQuadrinista Marcelo D'Salete (Foto : BVL / RafaelRoncato)No mês da Consciência Negra, a programação da Biblioteca Parque Villa-Lobos traz atividades que contemplam questões ligadas à diversidade e representatividade no Brasil. O premiado quadrinista Marcelo D'Salete, autor dos álbuns "Cumbe" e "Angola Janga - Uma História de Palmares", será entrevistado no Segundas Intenções deste mês. E Tainá Felix da Silva ministra a oficina A Nova Califórnia, sobre game baseado em obra de Lima Barreto.

A BVL é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras - eleita pelo segundo ano consecutivo uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.

Na sexta, dia 20, às 18h, Tainá Felix da Silva ministra oficina online sobre aspectos do processo de adaptação da obra de Lima Barreto, "A Nova Califórnia" (1910), para um jogo digital. Ela falará de criação, escolhas de design e pesquisas durante o desenvolvimento. Além disso, comentará sobre experiências pós-lançamento que levaram a novos conhecimentos relacionados à decolonialidade, lugar de fala e pensamentos de criação e circulação de obras. Veja serviço abaixo. 

Na segunda, dia 23, às 19h, Marcelo D´Salete, autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor conversa com Manuel da Costa Pinto no Segundas Intenções Online de novembro na BVL. "Cumbe", que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil, e "Angola Janga - Uma História de Palmares", que trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecido como Quilombo dos Palmares, estão na pauta. O primeiro título faturou o Eisner Awards 2018 e o segundo ficou com o Prêmio Jabuti 2018. A transmissão será ao vivo, na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca).

Outros programas

Programas permanentes como o Lê no Ninho, Hora do Conto, Pintando o 7 e o Leitura ao Pé do Ouvido ganharam novo formato, com dicas nos sites, envio de peças informativas por e-mail e até vídeos em nossas redes sociais. Confira nas páginas da biblioteca no Facebook e no Instagram. 

Com a necessidade de estimular o distanciamento social e outras medidas de proteção contra o contágio pelo novo coronavírus, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa criou o #Culturaemcasa, que amplia a oferta de conteúdos virtuais dos equipamentos.

Importante lembrar que a biblioteca continua com a programação cultural presencial suspensas. Para conferir as atividades disponíveis online e outras informações, acesse AQUI.