A poucos dias para o início da Novena da Padroeira, que ocorre de 3 a 11 de outubro, o Santuário Nacional de Aparecida reforça o convite para o Gesto Concreto. A ação é um estímulo para que os devotos, que participam presencialmente dos festejos da Padroeira, pratiquem a solidariedade com a doação de alimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza.
"É uma ação que fazemos para conscientizar as pessoas a ajudarem o próximo, independente da doação, se é com alimentos ou produtos de higiene, é um gesto para evangelizar e ajudar as pessoas carentes e mais necessitadas", explica a auxiliar administrativa do Núcleo de Serviço Social da Basílica, Sabina dos Santos.
O Gesto Concreto prevê beneficiar 47 entidades sociais de cidades do Vale do Paraíba, entre elas Aparecida, Lorena, Potim, Guaratinguetá, Cunha, Lagoinha, Roseira, Cachoeira Paulista e Tremembé. Cerca de 200 mil pessoas, atendidas pelos projetos sociais destas entidades, serão impactadas com a ação.
Nos últimos anos, com restrições de público nas celebrações, impostas pela pandemia de Covid-19, as doações foram reduzidas. Em 2021, arrecadou-se 7 toneladas de alimentos. Já em 2022, o cenário evoluiu exponencialmente, saltando para 21 toneladas. Para este ano, a expectativa do Serviço Social é superar este número. "Esperamos que este ano seja ainda melhor que o ano passado", reforça Sabina.
Os donativos poderão ser ofertados pelos devotos em dois horários: durante a Novena da Tarde, às 15h, e na Novena Solene, às 19h. Ambas celebrações realizadas no Altar Central da Basílica. A cada dia, o Núcleo de Serviço Social sugere a doação de um item diferente, conforme cronograma abaixo:
03/10 (terça-feira) | Material de limpeza: sabão em pó, desinfetante, sabão em pedra, esponja, palha de aço, fósforo, detergente, entre outros.
04/10 (quarta-feira) | Material de higiene: creme dental, sabonete, papel higiênico, entre outros.
05/10 (quinta-feira) | Condimentos e latarias: ervilha, milho verde, sardinha, atum, creme de leite, leite condensado, tempero, vinagre, gelatina, mistura para bolo, azeitona, entre outros.
06/10 (sexta-feira) | Açúcar e óleo.
07/10 (sábado) | Farinhas e grãos: milho, mandioca, trigo, amido de milho, fubá, lentilha, ervilha, canjiquinha, grão de bico, pipoca e canjica.
08/10 (domingo) | Leite em pó, achocolatado e bolachas (doce e salgada)
09/10 (segunda-feira) | Macarrão e massa de tomate
10/10 (terça-feira) | Feijão e pó de café
11/10 (quarta-feira) | Arroz e óleo
Ao término dos 9 dias, o Serviço Social fará a separação e organização dos alimentos para serem entregues às instituições. "Nós preparamos com muito carinho. Todos que trabalham no Social, nossos instrutores parceiros e aprendizes, colaboram na contagem e separação dos alimentos, para o encaminhamento às entidades", comenta a auxiliar. O repasse dos materiais arrecadados está previsto para o dia 19 de outubro.