O Ponto do Canto estreia nesta sexta-feira

Novo trabalho do Corpo de Baile de Caraguatatuba será lançado amanhã (26)


O Corpo de Baile de Caraguatatuba estreia seu novo trabalho, 'O Ponto do Canto', nesta sexta-feira (26), às 20h. A apresentação on-line pode ser acompanhada pelo Instagram (@cbcaragua) e Facebook do grupo.

 'O Ponto do Canto' é fruto de uma pesquisa minuciosa sobre o comportamento humano e sua influência na sociedade e por ela afetada que foi desenvolvida pelo Corpo de Baile durante o isolamento social para combate da Covid-19.

A diretora artística do grupo, Cristina Neves, afirma que o indivíduo vive em uma sociedade plural, com diversidades de raças, culturas, valores, conhecimentos, padrões sociais, estilos e maneiras de agir. Nesse contexto, a conduta humana acaba por ser influenciada diretamente por aqueles que se encontram ao seu lado, ou seja, na forma de vestir, ou nas ambições materiais e profissionais, ou nos lugares a frequentar.

"Vive-se em uma sociedade em que as ações individuais acabam por serem definidas não pela maneira individual de ver o mundo, mas pela forma que a sociedade quer que o mundo seja visto", disse.

Segundo o sociólogo Émile Durkheim, um fato social está intimamente ligado à maneira de agir do ser humano, de forma que, desde a hora em que se acorda até a hora em que se dorme o indivíduo está praticando fatos sociais, seja acordando para ir para o trabalho, tomando café, ou até mesmo assistindo a televisão.

A expressão Fato Social é empregada correntemente para designar mais ou menos todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social.

Eis, portanto, uma ordem de fatos que apresentam características muito especiais: consistem em maneiras de agir, de pensar e de sentir, exteriores ao indivíduo, e que são dotadas de um poder de coerção em virtude do qual esses fatos se impõem a ele.

"Toda essa injeção de intervenção tem papel fundamental na formação dos nossos ideais, padrões, filosofias, comportamentos, crenças, conduta, direitos, deveres, caráter, expectativas, objetivos, ou seja, da nossa personalidade como um todo", concluiu.