No mês do Folclore, uma figura emblemática e muito conhecida da nossa cultura popular será o centro da programação deste sábado (20/8) no Parque Vicentina Aranha.
Pulando numa perna só, com o seu gorro vermelho, o Saci irá encantar e despertar o imaginário de crianças e adultos, em duas atividades especiais: uma expedição pelas alamedas do parque, voltada para o público infantojuvenil, e um lançamento de livro, para apreciadores do personagem e da obra de Monteiro de Lobato.
Expedição em Busca do Saci
Com muita prosa e boa música, o quarteto Amigos do Saci conduzirá a Expedição em Busca do Saci, uma divertida aventura pelas alamedas do Parque Vicentina Aranha, às 15 horas, no gramado em frente ao Pavilhão Alfredo Galvão.
O grupo é formado por Carajá, poeta caipira e contador de histórias; Mário Luz, protetor do Saci e de seus amigos, e pela dupla de "foliões" Eduardo Lourenço e Talita Domingos.
Já às 17 horas, o editor e organizador Magno Silveira fará o lançamento da edição fac-similar de "O Sacy", de Monteiro Lobato (1882-1948), celebrando os 101 anos dessa obra que evidencia também os desenhos do ilustrador Voltolino (1884-1926). A primeira edição de "O Sacy" é de 1921, um ano após o sucesso de "A menina do narizinho arrebitado", primeiro livro infantil de Monteiro Lobato.
Magno Silveira é designer, ilustrador e bibliófilo. Apaixonado por livros, coleciona e estuda a obra de Monteiro Lobato e de seus ilustradores.