Pindamonhangaba ganha novo monumento em homenagem a João do Pulo

Quem passa pela Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso já pode conferir a homenagem ao atleta João Carlos de Oliveira, o "João do Pulo"



Produzido em quatro meses pelo artista da cidade, Irineu Migliorini, a obra tem ao todo 14 metros de altura e foi instalada na madrugada desta quinta-feira (26).



A rotatória João Carlos de Oliveira "João do Pulo" foi implantada em 2002 e o novo monumento atende um pedido da população e dos familiares do atleta, que estiveram na cidade em julho.

O monumento não teve custos aos cofres públicos, sendo recebido como doação ao município, e retrata a imagem do salto que imortalizou sua gloriosa carreira. As obras no local ainda não foram finalizadas e receberão entre outras ações, o término da construção da base e dos serviços de paisagismo e jardinagem.

"A população sempre solicitou neste local um novo monumento que representasse com mais dignidade a grandeza e o nome de João do Pulo. Conversamos com os familiares, eles acompanharam os trabalhos e hoje nossa cidade presta uma verdadeira homenagem ao nosso saudoso atleta. O monumento anterior não foi descartado, será restaurado e colocado em um novo local, pois também é uma obra de arte e merece nosso respeito. Mas agora sim, atendemos um anseio da população e uma justa homenagem que retrata o momento mais importante de sua carreira", afirmou o prefeito em exercício, Ricardo Piorino.

"O João foi um ícone do esporte e sempre amou Pindamonhangaba. Para nós da família, recebemos essa homenagem com muita emoção, para que o nome dele não morra e fique sempre na memória da população desta terra onde ele nasceu e que ele sempre amou", afirmou Ana Maria, irmã do João do Pulo.

João do Pulo nas Olímpiadas de Moscou, em 1980João do Pulo nas Olímpiadas de Moscou, em 1980
Quem foi o atleta João do Pulo?

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância com 17, 89m.

João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas: em 1986, com 24 mil votos e depois reeleito em 1990, com mais de 33 mil votos.

Faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Artista da cidade foi o autor do novo monumento João do Pulo

Natural de Jaú (SP), mas morador de Pindamonhangaba há 32 anos, o artista Irineu Migliorini tem em seu currículo a produção de importantes esculturas.

Durante quatro meses, ele trabalhou na construção do novo monumento do João do Pulo, através de um trabalho árduo realizado com injeção de espuma em poliuretano e revestido com resina de poliéster e manta, tendo em seu interior uma robusta estrutura metálica em aço.

"É um sentimento gratificante retratar um nome como o João do Pulo, mas também foi um desafio enorme pois não é fácil trabalhar com esse tipo de material e produzir todos os detalhes", afirmou Irineu.

Artista plástico Irineu MiglioriniArtista plástico Irineu Migliorini O artista plástico Irineu Migliorini é o autor de várias obras de destaque  na mídia regional e nacional, entre elas: estátuas do padre Donizete enviado para a cidade de Tambaú (5,40m), Nossa Senhora Auxiliadora (5m) para Macaé (RJ), Frei Galvão de Guaratinguetá (8m), a Estátua da Liberdade (com 20 metros) instalada nas lojas Hawan em Santa Catarina e diversas outras esculturas do antigo Magic Park de Aparecida, onde tinha 300 metros das montanhas mais famosas do mundo, colunas romanas, pedras, rios e cachoeiras e mais de 2.000 monumentos diferentes, entre outros trabalhos.

Irineu Migliorini nasceu em Jaú em 15 de março de 1950, filho de João Migliorini e  Vicentina Barbarossa Migliorini, de origem italiana. Tem cinco irmãos: Leonildo, Regina, Sônia, Edna, Sheila e José Donizete. Casado com Maria do Carmo, o casal  tem uma filha, Tahíse.