Pindamonhangaba inaugura novamente homenagem ao atleta João do Pulo

Evento está previsto para o dia 10, próxima segunda-feira


A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugura na próxima segunda-feira (10) o novo monumento em homenagem ao saudoso atleta campeão João Carlos de Oliveira, "João do Pulo". A nova estátua foi produzida pelo artista Hugo Lukas e será instalada na rotatória que leva o nome do atleta, na avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.

A antiga homenagem, instalada na rotatória em 2002 e produzida pelo artista Sidney Lizardo, conhecido como Lizar, foi direcionada para o Centro Esportivo do município, que leva o nome do atleta. O evento inaugural do novo monumento será realizado às 19 horas e toda a população está sendo convidada a participar, bem como os familiares e amigos do atleta, esportistas e adeptos do atletismo e autoridades do município.

A rotatória passou por uma remodelação para atender a nova demanda. "O monumento pedia algo mais sútil e integrado em seu entorno, afim de valorizar essa arte mais realista, que de fato representa o atleta", afirmou a secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco. A estátua terá 8 metros de altura e foi construída em fibra de vidro e estrutura metálica. A pintura final promoveu um acabamento perfeito.

Quem foi João do Pulo?

João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo nasceu em Pindamonhangaba em 28 de maio de 1954, foi um atleta especializado em saltos, sendo ex-recordista mundial do salto triplo, medalhista olímpico e tetracampeão pan-americano no salto triplo e no salto em distância.

João do Pulo participou das Olimpíadas de 1976 (Montreal) e de 1980 (Moscou). Sofreu um acidente automobilístico em 22 de dezembro de 1981, quando teve que amputar sua perna direita e encerrar sua carreira. Com o final de sua participação esportiva, João do Pulo ingressou na política e elegeu-se Deputado Estadual por duas legislaturas: em 1986, com 24 mil votos e depois reeleito em 1990, com mais de 33 mil votos.

Faleceu aos 45 anos em São Paulo, no dia 29 de maio de 1999 e foi sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

Sobre o artista Hugo Lukas

Hugo Lukas é espanhol, natural da cidade de Barcelona, criado em Santos (SP) e residente em Lagoinha (SP). Ele é o responsável pela nova estátua do João do Pulo. Hugo estudou desenho na Escola de Artes e Ofícios de Zamora (Espanha) e teve como seus mestres os grandes artistas espanhóis Pedrero e Luiz Garcia Jorge.

No Brasil, o artista realizou algumas obras públicas como a Estátua do Pelé, localizada na Praça do Rei e o Monumento ao Boxe, em homenagem aos três campeões mundiais Acelino Popó, Miguel de Oliveira e Eder Jofre, localizado no ginásio Arena, ambos trabalhos em Santos.

O artista ainda desenvolveu a estátua de Milton Teixeira, o busto do Padre Osmar (Lagoinha) e a estátua do Juca Teles (São Luiz do Paraitinga). Atualmente, em seu ateliê na cidade de Lagoinha, está trabalhando com 10 estátuas em bronze fundido do Pelé para um evento futuro e finalizando outro trabalho para Santo Antônio do Pinhal.

anuncio