Pindamonhangaba lança programação do Bicentenário da Independência do Brasil

Evento aconteceu por meio da Comissão Municipal do bicentenário


A comissão municipal do Bicentenário da Independência do Brasil se reuniu nesta manhã de terça-feira (8) para anunciar a programação do evento. Além disso, a reunião também apresentou à imprensa a logomarca da celebração.

O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, foi um dos primeiros chefes executivos da região a se comprometer formalmente em colaborar com as celebrações dos 200 anos de independência. A assinatura no termo da Comissão, já havia acontecido ainda em 6 de julho de 2021.

Em Pinda, fazem parte dessa comissão o secretário de cultura, Alcemir Jose Ribeiro Palma; o adjunto da secretaria de governo, Alexandre Pió; o diretor de turismo, Fábio de Oliveira Vieira; o diretor de captação de recursos, Jalessen Pereira Duarte; o diretor de serviços públicos, Pedro Henrique Mota; o chefe de gabinete, Rodrigo Ferreira; o representante do exercito, Rafael Guedes Maia; a presidente do conselho municipal do patrimônio histórico, Ana Maria Correia Guimaraes; o secretário do conselho da PL, José Luís Gandra Martins; e o adjunto da secretaria de cultura e turismo, Ricardo Flores.

Além dos membros da comissão, o prefeito Isael Domingues, o padre Cléber da igreja católica e outros membros da administração pública também estavam presentes no evento de hoje. Entre as ações da programação da celebração, está a revitalização e execução de obras emergenciais na Igreja São José e diversos outros pontos históricos e culturais de Pindamonhangaba, como o obelisco do centro e a figueira de Moreira Cezar.

O primeiro evento da programação do bicentenário está relacionado a jornada dos príncipes, que será a visita de Dom Bertrand de Orleans e Bragança à Pindamonhangaba, ainda neste mês de março. Ja no dia 21 de agosto, haverá uma encenação teatral da chegada de Dom Pedro à Pindamonhangaba na praça do quartel.

Além disso, a programação também vai contar com ações em parceria com o 2º Batalhão de Engenharia de Combate (Batalhão Borba Gato). Confira abaixo a logomarca do bicentenário.