Pindamonhangaba oferece curso de Libras e oficinas culturais

Cursos de artesanato da Estação Arte Encanto estão com as matrículas abertas


A Prefeitura de Pindamonhangaba abriu três novas turmas para o novo curso gratuito de Libras do Projeto Reinvente. Além disso, por meio do Departamento de Cultura, a prefeitura também abriu inscrições para diversas oficinas culturais gratuitas. E em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, os cursos de artesanato da Estação Arte Encanto estão com as matrículas abertas.

LIBRAS

A ampliação do curso de Libras acontece através do Fundo Social de Solidariedade após uma grande procura durante as últimas inscrições. O curso agora terá uma nova turma às segundas e quartas-feiras das 19h às 21h30, outra às terças e quintas-feiras no mesmo horário e outra turma na sexta-feira (14h às 16h30) e sábado (9h às 11h30). Cada turma atenderá 10 alunos com carga semanal de 5 horas/aula, fechando a carga completa do curso em 120 horas durante seis meses.

Com os novos horários, o curso terá sete turmas e beneficiará 70 pessoas. As aulas serão ministradas pela professora Simone Vecchio e pelos instrutores Leonardo e Luiz. As novas vagas abertas serão para atender apenas a lista de espera.

OFICINAS

Já as oficinas serão gratuítas e distribuídas entre Estação Cidadania, bibliotecas municipais, museu, Palacete 10 de Julho, Teatro Galpão, Centro Comunitário Araretama e Galpão Projeto Cerâmica

Estação Cidadania - disponibiliza 20 vagas para aulas de balé, de segunda e sexta, das 9 às 10 horas; 20 vagas para aulas de fanfarra, que acontece às terças e quintas, das 19 às 21 horas; 30 vagas para aulas de canto, das 16 às 18 horas de terça-feira; e 30 vagas para yoga, nas quartas-feiras das 18 às 19 horas, com inscrições feitas no local.

Biblioteca de Moreira - conta com 20 vagas para a oficina de Histórias em Quadrinhos, às quartas-feiras e 20 vagas para mediação de leitura, às quintas-feiras. Ambas oficinas acontecem das 14 às 16 horas, e as inscrições são feitas no local.

Biblioteca do Araretama - a população conta com oficinas de fotografia, toda segunda-feira, das 15 às 17 horas. Na sexta-feira acontecem as aulas de história em quadrinhos, das 13h30 às 14h30, e desenho, das 14h30 às 15h30. As oficinas contam com 20 vagas cada uma, e as inscrições são feitas no próprio local.

Biblioteca do Bosque - conta com 15 vagas para as oficinas de histórias em quadrinhos, às segundas-feiras das 15 às 16 horas; 20 vagas para yoga, toda terça-feira às 18 horas; 15 vagas para charge, caricatura e cartoon, toda quarta-feira das 15 às 16 horas; 15 vagas para mediação em leitura, às quintas-feiras, das 18 às 20 horas; e 15 vagas para oficina de desenho, que acontece às sextas-feiras, das 16 às 17 horas.

Biblioteca da Vila - a comunidade encontra aulas de balé, segunda e sexta-feira, das 9 às 10 horas; de charge, caricatura e cartoon das 14 às 16 horas de terça-feira; e de dança do ventre, às 14 horas, toda quarta-feira. As oficinas contam com 20 vagas cada uma e as inscrições são realizadas no local.

Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina - acontecem aulas de violão e história em quadrinhos. Às 9 horas de toda quarta-feira, acontece a oficina de histórias em quadrinhos. Às 17 horas de quarta, acontecem as aulas de violão para jovens de 15 a 17 anos. Já nas quintas, acontecem aulas de violão para jovens de 10 a 14 anos, a partir das 17 horas. Todas oficinas possuem 20 vagas cada uma, e as inscrições são feitas no próprio local.

Palacete 10 de Julho - acontecem as oficinas de fotografia, para maiores de 12 anos, toda terça, às 14h30; oficinas de mosaico às 14 horas toda quarta; e oficinas de vídeo, para maiores de 14 anos, toda quinta, a partir das 14 horas. Cada oficina conta com 20 vagas, e as inscrições são feitas no local.

Teatro Galpão - às terças-feiras acontecem as oficinas de teatro. Para o público de 13 a 21 anos, as oficinas acontecem a partir das 15 horas, e para o público de 6 a 12 anos as aulas acontecem a partir das 18h30. Cada turma conta com 20 vagas, e as inscrições são feitas no Departamento de Cultura, no Palacete 10 de Julho.

Centro Comunitário Araretama - A população também pode fazer aulas de teatro no Centro Comunitário do Araretama, toda segunda-feira. Para o público de 5 a 12 anos, as oficinas acontecem a partir das 17 horas, e para maiores de 16 anos, a partir das 19h. Podem se inscrever no local até 30 pessoas por turma.

Galpão Projeto Cerâmica - acontece a oficina de cerâmica, toda terça-feira às 9h30. São 20 vagas disponíveis, e as inscrições devem ser feitas no Palacete 10 de Julho.

 

 

CURSOS DE ARTESANATO

E além das oficinas, os cursos de artesanato oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, na Estação Arte Encanto estão com inscrições abertas. As inscrições devem ser feitas na Estação Arte Encanto, até que todas as vagas sejam preenchidas. 

As aulas acontecem uma vez por semana, divididas em duas turmas, sendo a primeira das 8 às 13 horas, e a segunda das 13 às 18 horas, com 16 vagas em cada turma. Na segunda-feira, acontecem as aulas de crochê; na terça, para acessórios em sintético; na quarta para apliquê; na quinta para pintura em tecido; e na sexta para costura criativa.

Para se inscrever, o interessado deve ter mais de 16 anos, com autorização dos responsáveis para menores de idade, e apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de endereço. O horário para as inscrições é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas, na Rua Barão Homem de Melo, s/n, Centro, em frente à E.E. Dr. Alfredo Pujol. Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone 3643-2223.