Prefeitura de Pindamonhangaba exibe acervo do Memória Viva até o fim de julho

A exibição do acervo é em comemoração aos 316 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba


Prefeitura de Pindamonhangaba exibe acervo do Memória Viva até o fim de julhoPrefeitura de Pindamonhangaba exibe acervo do Memória Viva até o fim de julho (Foto : Divulgação)O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, em comemoração aos 316 anos de emancipação político-administrativa de Pindamonhangaba, compartilha o acervo de vídeos do Memória Viva, que conta com personagens que fizeram, enriqueceram e guardaram a rica história da cidade.

O Projeto Memória Viva é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba. As publicações iniciaram no dia 12 de julho, às 19 horas, e seguirão o calendário de postagens às segundas, quartas e sextas-feiras, no canal do Youtube da Prefeitura. Os vídeos serão postados até 30 de julho.

Nas entrevistas, as personalidades da cidade contam sua história e, ao mesmo tempo, um pouco da história de Pindamonhangaba através de seu olhar.

O primeiro vídeo postado conta a história do Sr. Alcides Ramos Nogueira. Natural de Queluz (30/10/1912), Sr. Alcides residia na Rua Prudente de Moraes, onde foi vizinho de Mazzaropi. Cursou a escola de Farmácia e Odontologia de Pindamonhangaba e foi sócio do clube Literário. Um de seus melhores amigos foi o Vigário Monsenhor Azevedo, que o incentivou a entrar na política e assim se filiou ao partido UDN e foi eleito pela 1ª vez com 96 votos como vereador da cidade. Ele atuou junto à Câmara que se situava, na época, no prédio da Baronesa de Itapeva, Palacete 10 de Julho.

Nesta quarta-feira (14), o vídeo postado será sobre Maria Judith Monteiro Teberga. Nascida em Tremembé (25/06/1924), Maria Judith mudou- se para Pindamonhangaba ainda quando era muito nova, pois seu pai abriu um "botequim", como era conhecido na época, com o nome de Café Mineiro, onde hoje fica localizada a Lojas Cem. Estudou até o 4° ano do primário na Escola Dr. Alfredo Pujol. Seu primeiro emprego foi na fábrica Coruputuba, quando tinha 15 anos, onde trabalhou por 2 anos. Casou-se em 1944 com Antônio Teberga, na igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso.

No dia 16 de julho, a postagem será sobre Jarbas da Silva. Nasceu em Pindamonhangaba, no ano de 1936, na Rua Gustavo de Godoy. Estudou no Ginásio Municipal onde atualmente se localiza o prédio do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Jarbas estudava no Centro de Pindamonhangaba, porém morava em Moreira César. Foi professor no Instituto de Educação João Gomes de Araújo (atual ETEC - Escola Técnica). Sua visão sobre a cidade de Pindamonhangaba é de uma cidade belíssima, onde a beleza está por toda parte.

Confira o vídeo da história do Sr. Alcides Ramos Nogueira: