Prefeitura de Taubaté apresenta a programação da 61ª Festa do Folclore

Festividades começam no dia 20 de agosto, com o tradicional cortejo pelas ruas do centro da cidade


A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta a programação da 61ª Festa do Folclore, com o tema "Cultura Popular: a nossa identidade". As festividades começam no dia 20 de agosto, com o tradicional cortejo pelas ruas do Centro de Taubaté.

A 61ª edição da festa marca o retorno da edição presencial, que não aconteceu nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia.
No dia 20 de agosto, sábado, às 9h, o tradicional cortejo percorre as ruas do Centro e conta com a participação de diversos grupos folclóricos da cidade. A concentração e saída acontecem na Praça Santa Terezinha e seguem até a Casa do Figureiro, na Imaculada.

A festa acontece de 25 a 28 de agosto, no cruzamento entre as ruas dos Girassóis e das Camélias, no bairro Imaculada, com uma programação variada de peças de teatro, danças temáticas, barracas de comidas típicas e de artesanato. Além disso, haverá shows musicais, grupos de violeiros, congada, jongo, maculelê, maracatu, moçambique, dança cigana e folia de reis. Os personagens do folclore também participam interagindo com a população, como o lobisomem de Taubaté e a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

O evento também é objeto de homenagem pela Câmara de Taubaté. O Legislativo Municipal promove em sua sede, às 14h do dia 22 de agosto, uma sessão solene pelo Dia do Folclore e Dia do Violeiro. A programação completa está no site: taubate.sp.gov.br/festadofolclore