Programa Suzano de Educação realiza Café Cultural em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Branca

O evento contou com cerca de 200 participações on-line, entre docentes, integrantes do projeto e comunidade


Com o objetivo de acolher a rede de ensino e fortalecer o vínculo das famílias com a escola, a Suzano por meio do Programa Suzano de Educação (PSE) e a Secretaria de Educação de Santa Branca realizaram um Café Cultural neste mês de junho. A programação contou com contação de histórias, poesias, músicas e muita troca de experiência entre os(as) profissionais.

O evento on-line foi voltado para toda a Rede Municipal de Ensino de Santa Branca, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e contou com a participação da prof.ª Cândida de Sousa Silva (secretária de Educação do munícipio), de Adilson Marques de Oliveira (técnico de Participação Social do PSE na região), de integrantes do PSE, famílias e estudantes, além de docentes e representantes da Rede Jovem de Santa Branca (projeto desenvolvido em parceria com o PSE).

"Este foi o primeiro de muitos encontros que vamos realizar com os municípios que integram o Programa Suzano de Educação. Nosso objetivo é realizar ações que fortaleçam nossa atuação nessas localidades em que o PSE está presente, contribuindo para o aprimoramento do ensino na região, e que estejam de acordo com nossa meta de longo prazo, que é aumentar o índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) em 40% em todos os municípios prioritários", afirma o gerente de Desenvolvimento Social da Suzano, Giordano Bruno Barbosa Automare.

Ao todo, cerca de 200 pessoas estavam presentes, de forma on-line, na ação exibida no canal do YouTube da Secretaria de Educação da cidade. O evento contou com o apoio dos profissionais da educação, que realizaram leituras de poemas, cantaram músicas e fizeram apresentações artísticas.

A professora Márcia Alves dos Santos, em conjunto com seu personagem Chuá, recitou um poema de um poeta da cidade, Wilson Chaves, que esteve presente no chat e se emocionou com a homenagem. No fim da live, muitos(as) participantes reforçaram o sentimento de saudade que estão dos(as) professores(as) e dos(as) colegas de classe, e indicaram que desejam mais eventos como esse.

"Nosso primeiro Café Cultural foi um sucesso, atingimos nossos objetivos em cumprir o Calendário Escolar e fomos além. Por meio da música, dos poemas e da contação de histórias, tocamos almas, proporcionamos alegria e levamos docentes, gestores, gestoras, pais, alunos e alunas a reflexões. Ressalto a importância e eficácia da parceria com o Programa Suzano de Educação", diz o técnico de Participação Social do PSE no município, Adilson Marques de Oliveira.

 

O próximo encontro on-line será realizado com a Rede de Participação Social do PSE em Jacareí, no dia 29 de junho, a partir das 19h. O encontro reunirá integrantes da Secretaria de Educação da cidade, docentes das escolas do município, comunidade e o time do Programa Suzano de Educação.