Projeto de Educação Musical do Santuário ganha nova sede

Cerimônia é a primeira inauguração oficial de Dom Orlando Brandes após tomar posse em Aparecida




O PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida) ganhará nova sede a partir de 31 de janeiro. O novo espaço fica próximo a Matriz Basílica, que anteriormente abrigava o Seminário Redentorista Nossa Senhora (Rua Oliveira Braga, 80), e foi remodelado para acolher cerca de 500 alunos do projeto.

A inauguração do local será a primeira de Dom Orlando Brandes após assumir a Arquidiocese de Aparecida. A programação começará às 18h, com uma missa na Matriz Basílica, seguida da inauguração do prédio às 19h e um concerto com os alunos do PEMSA, às 19h30.

A sede contará com salas para aulas teóricas e práticas individuais ou em grupo, todas adequadas com isolamento acústico, além de refeitório, enfermaria, salas de coordenação, depósitos, sanitários e um auditório para ensaios coletivos. As adequações foram feitas para melhor a qualidade do ensino aos alunos atendidos pelo projeto de aprendizado musical.
Também foi feito uma adequação de acordo com as normas vigentes de acessibilidade.

"Este novo espaço vai possibilitar um número maior de pessoas atendidas, jovens e crianças, que desejam aprender música. Com a inauguração desta sede, queremos ampliar o PEMSA para aqueles que podem ser inseridos na vida social por meio da música, e recobrar a dignidade humana, porque construir gente também é missão do Santuário", ressaltou o administrador-ecônomo do Santuário Nacional, padre Daniel Antônio da Silva.

O coordenador do projeto, Maestro Lobato, ressaltou que o prédio em que estavam instalados não dava mais opções de crescimento para o PEMSA e comemora a nova sede, com expectativas de abrir mais vagas.

"Quando entramos no prédio do Pequeno em caráter provisório, já chegamos com todas as necessidades possíveis. Desde o início mantivemos uma expectativa para uma sede adequada para poder expandir. Com esse novo espaço vamos poder abrigar muito mais alunos, sobretudo os que atualmente estão na fila de espera por uma vaga", comemora Maestro Lobato.

Criado em 2003, o PEMSA funcionava até o fim do ano passado na Casa do Pequeno, local que abriga oficinas de 4 projetos sociais do Santuário Nacional. Ao longo deste período, o PEMSA já realizou grandes apresentações, como para os papas Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013. Além disso, as notas musicais do Projeto acompanham missas, festas e, principalmente, a Novena em preparação para a Festa de Nossa Senhora Aparecida, um dos grandes momentos da Orquestra e Coral.