Santo Antônio do Pinhal recebe espetáculo do Corpo de Baile de Caraguatatuba

Vencedor do prêmio Governador do Estado em 2017 pelo Programa de Ação Cultural, o Corpo de Baile atua há 22 anos com foco na qualificação artística, pesquisa e fomento da dança


O espetáculo de dança contemporânea "Colheita", do Corpo de Baile de Caraguatatuba, chega a Santo Antônio do Pinhal no domingo (14), às 19h, no Auditório do Centro Educacional Integrado (CEI) "Prof.a Silvana da Silva e Souza".

Criado em 2000, o Corpo de Baile de Caraguatatuba participou dos principais festivais de dança do país. O processo de amadurecimento técnico e artístico rendeu ao grupo vários outros prêmios.

A partir de 2008 o grupo mergulhou no campo da pesquisa em busca de maior profissionalização artística e seus intérpretes dedicaram-se à criação de novas composições coreográficas.

COLHEITA, O ESPETÁCULO

O espetáculo "Colheita" levou a companhia a buscar um olhar individualizado de cada intérprete sobre o assunto, revelando a urgência e ausência da alteridade na sociedade. O artista Fernando Machado foi convidado para colaborar com sua visão e interpretação sobre a questão da alteridade.

Nesse sentido e tema, a dança mostra de que forma a alteridade afeta e reverbera sua arte pensando em cada corpo como singular, com sua coleção particular de informações, seu próprio repertório que vai se constituindo a cada nova troca com
outros corpos e com o ambiente em que está inserido.

E o resultado nos leva à reflexão: o fundamental seria compreender o que somos e conceber o outro, não apenas pelo olhar, mas, "a partir do olhar". O "Ser-visto-pelo-outro" é a verdade do "ver-o-outro".

No mesmo dia, o Corpo de Baile de Caraguatatuba faz ainda uma apresentação especial na Clínica Casa Aurora, em Santo Antônio do Pinhal, para a promoção do acesso às artes e a valorização da pessoa idosa.

 

Fonte: