Santuário Nacional acolhe segunda edição do Open Brasil

Vinte corporações de todo o país se apresentarão no festival de bandas e fanfarras


A segunda edição do Open Brasil, festival de Bandas e Fanfarras, começa na próxima sexta-feira (10) no Centro de Eventos padre Vitor Coelho de Almeida , em Aparecida. As atividades, com entrada gratuita para o público, se prolongam até a tarde de domingo (12).

O evento reúne corporações artísticas de todo o país para apresentações ao público e também para o aperfeiçoamento técnico dos participantes. Além das exibições abertas na arena principal, os músicos, balizas e educadores que participarão do evento também participarão de workshops e palestras nas salas do subsolo do Centro de Eventos.

Neste ano, as apresentações deixam de ser somente avaliativas, como na primeira edição e passam a ter também o caráter competitivo. As bandas e fanfarras serão avaliadas e julgadas por técnicos da WAMSB (World Association of Marching Show Bands), que chancelará as melhores colocadas para participarem de seus campeonatos internacionais. Um canadense, um peruano e um colombiano formam o corpo de jurados desta edição.

Na sexta-feira (10) a abertura oficial do Open Brasil será às 19h30, com uma apresentação da Orquestra do PEMSA - Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional de Aparecida. No sábado (11) as apresentações competitivas acontecem das 9h às 12h e das 14h às 18h.  No domingo (12) a competição será das 12h às 15h.

Além de acompanhar a competição no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, que fica nas dependências do Santuário Nacional, os romeiros que estiverem visitando Aparecida também serão presenteadas com um desfile das corporações em um espaço mais próximo das áreas de devoção. 

Às 8h do sábado e às 11h do domingo acontecerá um desfile festivo das bandas e fanfarras na área que circunda a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. "Nós estamos no ano das comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem, então nossas atividades buscam sempre estar afinadas com o caráter celebrativo deste ano. Realizaremos, então, uma parada com as bandas e fanfarras em torno da Basílica", explica a gestora de Eventos do Santuário Nacional, Alie Costa.

O Open Brasil é organizado pelas empresas, Abink, Transformare e PróMusica, que são lideradas pelo premiado Maestro Rogério Brito, em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida , que além de seu Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, também colabora com as equipes de trabalho do evento, como segurança e limpeza.

Centro de Eventos , inaugurado em 2012, é um espaço multiuso preparado para a realização de atividades nos seus mais diversos formatos. Com capacidade para oito mil pessoas, oferece a possibilidade de realização de eventos simultâneos, no ginásio e no subsolo.