Sesc São José dos Campos exibe em seu canal no youtube uma roda de conversa sobre astronomia realizada por indígenas

Dia 23 (quarta), às 11h, o Sesc São José dos Campos disponibiliza em seu canal do Youtube o vídeo "Astronomia Indígena".


A partir da pergunta: O que os astros revelam nos anos 2020 e 2021, o Sesc convidou um professor de raízes Guarani, doutor em Astronomia; um cacique; um pajé e um educador de aldeias Guarani e Tupi Guarani dos litorais norte e sul de São Paulo para, numa conversa a partir da troca de pontos de vista da existência, trazerem uma mensagem sobre conhecimentos indígenas dos astros e algumas percepções de ciclos de vida. 


Sobre os convidados

Pajé Pitotó é líder espiritual na aldeia Piaçaguera em Peruíbe. Já o Cacique Tenõn, líder indígena na aldeia Tapirema em Peruíbe. Cristiano Awa é educador e liderança indígena da aldeia Ywyty-Guaçu em Ubatuba. 

Germano Bruno Afonso é doutor em Astronomia de Posição e Mecânica Celeste pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI) e pós-doutor em Astronomia pelo Observatoire de la Côte d'Azur, França. Professor do Programa de Pós-Graduação da Uninter, em Curitiba.

A atividade conta ainda com a apresentação da Luciana Ciucci, comunicóloga e produtora da NTZ Comunicação e Marketing.

Para assistir, basta acessar: https://www.youtube.com/user/sescsjcampos a partir das 11h, do dia 23. Classificação indicativa Livre. 

SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional,  Práticas Corporais e Corrida,  além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades.

Todas as 40 unidades do estado darão início a essa retomada gradual à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais. 

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Confira a programação e fique #EmCasaComSesc e acompanhe a programação do Sesc São José dos Campos pelo portal sescsp.org.br/sjcampos e redes sociais Twitter, Instagram e Facebook em @sescsjcampos