Arte na rua para todos esse é o objetivo do Circuito Sesc de Artes 2024, que traz uma ampla programação cultural a todo o estado de São Paulo. Neste fim de semana, o Sesc Taubaté leva o Circuito a Campos do Jordão no sábado (25), a partir das 16h, e a Pindamonhangaba, no domingo (26), no mesmo horário. O público poderá aproveitar uma variedade de atrações, incluindo música, teatro, literatura, circo, artes visuais e tecnologias.
Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos tradicionais como o Parque Capivari, em Campos do Jordão, e a Praça do Quartel, em Pinda.
O evento convida a população a desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Tanto visitantes quanto moradores das proximidades se juntam à plateia. Em todo o estado, são mais de 760 atividades distribuídas em cerca de 480 horas de programação.
A programação é resultado da curadoria coletiva das 22 unidades do Sesc envolvidas na produção e organização do Circuito. As atrações foram escolhidas com base na diversidade, pluralidade e representatividade, com forte presença da cultura popular. Outro aspecto importante é a valorização da produção local, com cerca de metade das atrações originárias do interior e litoral.
O Circuito é abrangente e acontece em diversos territórios, estendendo a atuação do Sesc além das cidades que possuem unidades da instituição. O projeto é marcado pela pluralidade e pela promoção da circulação de atividades artísticas em todo o estado de São Paulo. Ao mobilizar trabalhos de várias áreas e envolver centenas de profissionais, o projeto visa movimentar a cultura e a economia criativa local.
Programação
Em Campos e Pinda, a música é destaque com o grupo Núcleo Fervo, que recria o clima do carnaval de rua com uma orquestra de sopros e percussão, acompanhada por dançarinos, cabeções e bonecos gigantes. Também haverá discotecagem com DJ Nandes Castro, destacando a cultura hip hop, e o Rap de Mesa, uma roda de samba com rimas ao vivo.
As cidades receberão a comédia "Shangrilá - Uma distopia tecnobrega," que combina máscaras balinesas, distopias pós-apocalípticas e sucessos da música brega nacional, interpretados ao vivo por Amanda Schmitz, Artur Mattar, André Sun, Marcelo Moraes, Mariana Rhormens e Pamela Leoni. A história se passa em um futuro próximo, onde um grupo de amigos do Bar Shangri-lá elabora um plano audacioso para resgatar um colega preso injustamente por um governante autoritário.
A atividade "Vivências Circenses" busca despertar o interesse do público pelas artes circenses de maneira lúdica e descontraída. Conduzida pela companhia Circo de Ébano, os participantes poderão praticar habilidades como equilíbrio, coordenação motora e destreza com as mãos, aprendendo acrobacias, saltos e malabares.
A literatura, artes visuais e tecnologia também têm espaço! Em um ambiente aconchegante com almofadas, mantas e 'ninhos' de livros, a Cia. Clara Rosa fará mediação de leituras, promovendo interações com obras de diferentes escritores.
Na oficina "Parafusatório", orientada pela Cia. Crialudis, os participantes aprenderão a criar personagens ou objetos usando placas de madeira furadas de diversos tamanhos e formas. Casas, robôs, veículos, animais... a imaginação é o limite. As peças são unidas com porcas e parafusos.
Além de Campos e Pinda, o Sesc Taubaté levou o Circuito Sesc de Artes 2024 a outras cidades da região em abril e maio, incluindo São Luiz do Paraitinga, Guaratinguetá, Cruzeiro e Lorena.
Central de Relacionamento Itinerante
No dia do evento, haverá um ponto de atendimento para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares, onde será possível emitir ou renovar a Credencial Plena gratuitamente. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.