Teatro lambe-lambe acontece neste sábado apresentando a tradição tropeira de Silveiras

O projeto "Miragens na Caixa" promove um passeio pelo imaginário popular das regiões do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira


Nesta sábado (17), a cidade de Silveiras reencontra sua tradição tropeira na exibição online de teatro lambe-lambe apresentado pelo projeto "Miragens na Caixa". Os mini-espetáculos são inspirados na cultura popular, lendas paulistas e elementos fantásticos e futuristas, promovendo um passeio pelo imaginário popular das regiões do Vale do Paraíba, Vale Histórico e Serra da Mantiqueira

Serão apresentados quatro mini-espetáculos pelo Youtube às 19h deste sábado (17). O trabalho reproduz em um trecho a prática de antigas tropas de cavaleiros que acampavam na região durante suas travessias por trilhas em busca de ouro, no século 18. Para assistir basta acessar o link: https://www.youtube.com/channel/UCFBjRqeF5j6RNkExhAXhp7w.

Em um jogo de luzes, imagens e sons, o elenco manipula os personagens e elementos cênicos dentro de uma caixa, que caracteriza a linguagem do teatro lambe-lambe, ou de miniaturas, nas histórias "Mãe D'Água", "Histórias de Pescador", "Procissão das Almas" e "Viagem a Marte". O estilo arquitetônico de prédios e casas do período colonial, presente na paisagem de Silveiras, ainda é referenciado em miniaturas que compõem o cenário de um dos contos.

A maior parte da apresentação de "Miragens na Caixa" é feita em gramelot, uma língua inventada que incentiva o público a usar a imaginação para compor as histórias que se desenvolvem dentro das caixas. Os trechos cantados e falados em português ainda contarão com tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

O projeto "Miragens na Caixa" tem a assinatura e elenco dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. A iniciativa conta com recursos do Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.