Teatro lambe-lambe com LIBRAS acontece neste fim de semana no Vale Histórico

Criada no Nordeste brasileiro, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos


O projeto "Miragens na Caixa", de teatro lambe-lambe, chega ao Vale Histórico, para apresentações pelo YouTube, voltadas para as cidades de Redenção da Serra e Bananal, sexta e sábado (26 e 27) respectivamente, sempre a partir das 19h. Ambas exibições têm acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais.

Na impossibilidade de se realizar apresentações presenciais, o conteúdo foi inteiramente adaptado para as plataformas online. A exibição desta sexta-feira (26), será pelo canal GTI Grupo Teatro do Imprevisto. Já a do sábado (27), pelo canal da Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, a AMOVALE, também no YouTube.

Criada na região Nordeste, na década de 80, a técnica de teatro lambe-lambe lembra a de antigos fotógrafos, que visitavam praças, feiras livres e outros espaços públicos para fazer e vender as imagens registradas a partir de suas caixas, apoiadas em tripés.

Em Miragens na Caixa, quatro tropeiros conduzem o público com suas cantorias até as caixas cênicas, onde serão encenados quatro mini-espetáculos, com cenários e bonecos em miniatura, trilhas ou efeitos sonoros, jogos de luz e sombra, que realçam as histórias e convidam o espectador a uma viagem por símbolos, lendas e outras manifestações presentes na cultura tropeira paulista.

A "língua" dos bonecos é outra curiosidade à parte: o gramelô, uma língua inventada, é um convite ao espectador para soltar a imaginação e a criatividade.

O projeto "Miragens na Caixa" tem a assinatura e elenco dos grupos Teatro do Imprevisto e Boneco Vivo, de São José dos Campos, direção artística de Tiago Almeida e Iasmim Marques, do Grupo Girino, de Belo Horizonte (MG), e direção musical de Beto Quadros. A iniciativa conta com recursos do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo.