Teatro musical "No Quintal do Mundaréu" celebra resistência das mulheres

Ao menos oito cidades do Vale do Paraíba e Vale Histórico receberão projeto que aborda empoderamento feminino e teatro de mamulengo


Estreia na sexta-feira (26) o espetáculo de teatro musical "No Quintal do Mundaréu", às 19h, na praça Ajudante Braga, no Centro de Santa Branca. A produção leva a assinatura do Grupo Teatro do Imprevisto, de São José dos Campos, tem a direção de Luiz Carlos Laranjeiras e é voltada para a infância e a juventude.

A iniciativa tem o incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, e vai circular por mais seis municípios do Vale do Paraíba (Lagoinha, Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Areias, Arapeí e Bananal) até o mês de outubro. Além do espetáculo, cada cidade receberá a oficina "Descobrindo o Boneco de Mamulengo" (inscrições abertas em https://linktr.ee/teatrodoimprevisto ) e a exposição "Mamulengo - gente em forma de boneco". Todas as atividades são gratuitas.

Já neste sábado (27), a montagem será apresentada em Salesópolis, no Centro de Exposições da Rua Antonio Camargo Pinto, 150, no Centro. Ambas as apresentações têm entrada franca, acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e marcam o início da circulação do projeto "As Três Marias, Estrelas do Sertão", em comemoração ao aniversário de 18 anos da trupe joseense.

"No Quintal do Mundaréu" foi concebido para ser encenado a céu aberto, bem próximo ao público. Artistas (Carolina Marques, Cibele Tomaz, Izildinha Costa, Ricardo Salem e Vivian Rau) e bonecos apresentam a história de "Maria", uma menina que não quer nascer. Temendo as violências do mundo, ela passa os dias na rede tecida com o cordão umbilical e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe. Rumo ao seu encontro três Marias guiadas por um ser Multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento.

Nesta jornada por um quintal multicolorido, serão apresentados cadinhos das vidas de mulheres que viveram em outro tempo e espaço, mas poderão ajudar Maria na difícil decisão de vir ao mundo. Nascer será uma luta e viver será outra.