Teatro virtual apresenta a magia dos saraus em Cruzeiro

Instituto CCR e CCR NovaDutra apoiam o projeto


O Teatro é a casa que hospeda o potencial humano de criar, sentir, aprender sobre o mundo e descobrir a si próprio. A partir dessa premissa, o Ministério do Turismo e o Instituto CCR, gestor social do Grupo CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apresentam Caixola de Histórias para Ler e Ouvir, projeto de itinerância virtual que envolve contação de histórias, impecável produção audiovisual e a experiência de agrupar registros de cultura popular local e transformá-los em conteúdo gratuito e multiplataforma. Na via Dutra, o projeto é apoiado pela CCR NovaDutra.

 

Os artistas do grupo Teatro a Bordo realizam o circuito que percorrerá 26 cidades brasileiras, de forma virtual, em 13 semanas, sempre em localidades que acolhem trechos das rodovias administradas pela CCR. A parceria com o Instituto CCR é a interface de facilitação e abertura de caminhos entre o projeto artístico e a infraestrutura necessária para tornar o sonho viável e acessível às pessoas. "O circuito ganhou uma agenda vigorosa de impacto social, em um momento que a sociedade precisa de razões para sonhar com dias melhores e convites para nutrir a beleza do imaginário", analisa Cristine Naum, gerente executiva de sustentabilidade e investimento social no Instituto CCR.

A cidade de Cruzeiro (SP) receberá a atividade no dia 29 de junho, às 16h. O evento terá transmissão ao vivo no YouTube e no Facebook da Cia. Para se apresentar do Sarau e ter direito ao certificado basta fazer o cadastro clicando aqui. "Nosso público é formado, em especial, por professores e artistas locais, mas o nosso chamamento é público, plural e aberto à sociedade. Nosso projeto é um poderoso evento para conectar pessoas, sentimentos, registros pessoais e outras histórias, que ao final ganharão permanência", explica Talita Berthi, coordenadora geral do projeto. 

A permanência citada por Talita vai se materializar no livro especial que cada uma das 26 cidades do circuito receberá até o final do ano. "Vamos preparar uma edição especial de 100 exemplares para presentear escolas, bibliotecas e centros culturais dos munícipios pelos quais passaremos", completa. A agenda completa pode ser conferida no site oficial. O Caixola de Histórias para Ler e Ouvir é apresentado pelo Ministério do Turismo e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em trechos de atuação das concessionárias do Grupo CCR: CCR ViaOeste, CCR ViaLagos, CCR ViaSul, CCR SPVias, CCR AutoBAn, ViaRio e CCR NovaDutra.

EXPERIÊNCIA - HISTÓRIAS PARA OUVIR, LER E VIVER

No ano de 2020, o Grupo Teatro a Bordo fez uma itinerância virtual com uma proposta bem semelhante, realizando Oficinas e criando Histórias para Ouvir de cada município atendido. Neste processo, os artistas e técnicos do grupo adquiriram experiência e técnicas de pesquisa, roteirização, gravação e edição de áudios, além de criação de ilustrações e edição de vídeos para disponibilização no YouTube.