Uma receita digna de novela para essa Páscoa

Receita do Cassiano Restaurante, em São José dos Campos, segue a tradição portuguesa que inspirou personagens de 'Avenida Brasil'


Que tal inovar nessa Páscoa? Para fugir da bacalhoada tradicional, o Cassiano Restaurante traz uma receita portuguesa que já teve seus 5 minutos de fama na novela "Avenida Brasil".

O prato Bacalhau Espiritual foi ensinado por Nina (Débora Falabella) para Carminha (Adriana Esteves) para ser servido na janta para a família de Tufão (Murilo Benício) na novela que fez grande sucesso em 2012 e continua fazendo sucesso em 2020 no quadro "Vale a Pena Ver de Novo" da emissora.

A receita portuguesa conta com creme de cenoura, creme de leite e parmesão. Perfeito para diferentes paladares, o prato é uma das principais opções para o almoço do Sábado de Aleluia. No Cassiano Restaurante, em São José dos Campos (SP), o prato segue a receita original portuguesa.

Quer aprender? Confira abaixo os ingredientes e as instruções para fazer um Bacalhau Espiritual que rende 15 porções.

Ingredientes:

2kg de Bacalhau cozido e desfiado sem espinha

3 cenouras bem vermelhas

3 cebolas

100g de noz moscada

500g de creme de leite

½ pacote de pão de forma sem casca

500g de farinha de trigo diluídas no leite

10 litros de leite

300g de manteiga sem sal

Sal a gosto

Modo de preparo:

Pegue cinco litros de leite, coloque em uma panela e entre com o Bacalhau, a noz moscada e a manteiga. Bata no liquidificador a cebola e a cenoura com leite até virar um creme bem homogêneo e junte com o bacalhau. Deixe cozinhar por cerca de duas horas, adicione mais leite, se necessário. Pegue o pão de forma e bata no liquidificador com leite, após batido, adicione o bacalhau, mexendo para não queimar. Quando estiver bem reduzido, entre com a farinha de trigo diluída, mexendo para não encaroçar. Depois, entre com o creme de leite, verifique o sal. Pronto, pode servir!