Vale do Paraíba e Litoral Norte têm novas atrações culturais para o mês de maio

Em São José dos Campos, Fundação Cultural Cassiano Ricardo abre seleção de artistas para o Centro de Artes Circenses


São José dos Campos e São Sebastião estão com novas atividades culturais para a segunda metade deste mês de maio. As atividades incluem oficinas de fotografia, bate papos sobre cinema e mostras de filmes e até mesmo seleção de artistas para cursos de formação circense.

Em São Sebastião, no Litoral Norte, a parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Educacional e Cultural "Deodato Sant'Anna" (Fundass) dá continuidade às atividades do Pontos MIS. A programação virtual inclui oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural. Confira:

Oficinas

17 a 21 de maio, segunda-feira a sexta-feira: Oficina Introdução à Linguagem Fotográfica| Mulheres na Fotografia: Dayanita Singh - com Melissa Szymanski - Ingresso: 20 vagas por cidade do Pontos MIS - Duração: 2h - Classificação:  Livre.  Recomendado para maiores de 16 anos. Público-alvo: interessados em artes visuais, fotografia e estética. Não precisa possuir aparelho fotográfico. Horário: Segunda-feira - 19h às 21h; Terça a Sexta - 14h às 16h. A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem fotográfica e uma introdução à História da fotografia e principais expoentes. Inscrições até 17 de maio, às 12h, por meio do telefone (12) 3892-5641 ou pelo e-mail biblioteca@fundass.com.br.

24 a 28 de maio, segunda-feira a sexta-feira: Oficina Introdução à Linguagem do Roteiro, com Daniela Smith [AO VIVO].  Ingresso: 20 vagas por cidade do Pontos MIS. Duração: 2h. Classificação: Livre. Público Alvo: Pessoas acima de 14 anos com aptidão e interesse pela criação de roteiro audiovisual. Horário: Segunda a Sexta - 19h às 21h. A cada semana uma oficina será realizada ao vivo na plataforma zoom. Com duração de duas horas, a oficina oferecerá um panorama sobre a linguagem do roteiro cinematográfico e uma a aspectos de análise de filmes. Inscrições até 17 de maio, às 12h, por meio do telefone (12) 3892-5641 ou pelo e-mail biblioteca@fundass.com.br.

Bate Papo de Cinema

15 de maio: Mostra Babenco - O Beijo de Mulher Aranha. Data: Filme disponível a partir de 11h de 13/05 até 15/05. Bate-papo ao vivo no dia 15/05 às 18h no canal do MIS no YouTube. Classificação: 16 anos. Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate. No bate-papo de Cinema Pontos MIS, todas as semanas, são realizadas exibição de filmes seguidos de debates ao vivo no YouTube do museu. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público: https://forms.gle/VyWciDv1coAh7bk98Bate-papo ao vivo com Simone Zuccolotto (jornalista, diretora, roteirista e crítica de cinema), Myra Arnaud Babenco (diretora da HB filmes e da Galeria Raquel Arnaud), Michelle Britto (cineclubista da Spcine) e mediação Bruno Cucio (professor, cineasta, sócio da Travessia Filmes e coordenador pedagógico do INC)

22 de maio: Mostra Babenco - Carandiru. Data: Filme disponível a partir de 11h de 20/05 até 22/05. Bate-papo ao vivo no dia 22/05 às 18h no canal do MIS no Youtube. Classificação: 16 anos. Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público: https://forms.gle/VHwti41hyQ1JMHpt5Bate-papo ao vivo com Dr. Drauzio Varella (médico, cientista e escritor) e Keila Pereira (cineclubista da Spcine) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts).

29 de maio: Mostra Babenco - Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou. Data: Filme disponível a partir de 21h de 28/05 até 21h de 29/05. Bate-papo ao vivo no dia 29/05 às 18h no canal do MIS Youtube. Classificação: 14 anos. Acessibilidade: Tradução simultânea em libras no debate. Para assistir aos filmes, é necessário se inscrever no link abaixo, já a conversa é aberta para todo o público: https://forms.gle/A8f3z3b5QZpmDs8K6Bate-papo ao vivo com Bárbara Paz (atriz, diretora e produtora) e mediação de Giuliana Monteiro (roteirista, diretora e mestre pela NYU, Tisch School of the Arts) e Vanise Carneiro (atriz, diretora, educadora e preparadora de elenco).

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Já no município de São José, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo prorrogou inscrições para a seleção de 67 artistas para o Centro de Artes Circense. A nova data vai até o dia 31 de maio. Os interessados devem acessar a plataforma Prosas e se inscrever. A documentação necessária e as regras de seleção estão disponíveis no edital. 

O programa de formação artística da FCCR tem como objetivo capacitar artistas circenses e criar oportunidades de aperfeiçoamentos aos jovens a partir de 12 anos. Devido à pandemia, as aulas serão oferecias de forma virtual, com previsão de início para ao segundo semestre deste ano. As vagas estão divididas por núcleos:

Núcleo de aperfeiçoamento: disponibiliza 46 vagas para artistas amadores, com formação básica em qualquer estilo de arte circense, idade entre 12 a 17 anos completos, selecionados por audição. 

Núcleo avançado: disponibiliza 17 vagas para artistas amadores, mas que tenham formação básica em qualquer estilo de arte circense, com idade entre 16 e 22 anos completos, selecionados por audição. Os aprovados neste núcleo recebem uma bolsa de estímulo artístico no valor individual de R$300 mensal. 

Núcleo semiprofissional: disponibiliza 4 vagas para artistas amadores com formação avançada em qualquer estilo de arte circense, com idade entre 18 e 30 anos, selecionados por audição. Os aprovados neste núcleo recebem uma bolsa de estímulo artístico no valor individual de R$500 mensal. 

Confira o cronograma abaixo:

DESCRIÇÃO

PERÍODO

Inscrições (online: https://prosas.com.br/home)

12/04 às 14h a 31/05 às 17h59

Período de Avaliação

01 a 12/06/2021

Aula prática - virtual (ver horários por núcleo - item 5.2)

06/06/2021

Divulgação do resultado de avaliação e habilitação

15/06/2021

Prazo para recurso (online: www.fccr.sp.gov.br)

16 a 22/06/2021

Prazo de contra-recurso (online:www.fccr.sp.gov.br)

23 a 28/06/2021

Resultado Final e Homologação

06/07/2021