VI Concurso Nacional Literário Infantil - Prêmio Espantaxim 2020/21 - estende prazo de entrega dos trabalhos até junho de 2021

A autora e escritora Dulce Auriemo anuncia que o Concurso será mantido conforme o atual regulamento, com novo prazo para envio das obras dos participantes: 4 de junho de 2021


A organização do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2020/21 - anuncia a extensão do prazo para que os participantes possam enviar os seus trabalhos com tranquilidade: até 4 de junho de 2021. Segundo a autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Prêmio, a medida foi tomada para que escolas, professores e estudantes tenham condições de reorganizar suas rotinas, que ainda estão sob os impactos das alterações impostas pela pandemia da Covid-19.

Portanto, o VI Prêmio Espantaxim não será interrompido e permanece regido pelo atual regulamento. Apenas a data limite para envio das obras é que foi alterada.

Podem participar do Concurso crianças de 7 a 12 anos, de todo o País. Excepcionalmente este ano, haverá uma categoria dedicada aos jovens escritores de até 13 anos, que estarão concorrendo com outros jovens de sua idade.

Não há necessidade de inscrição para participar do Prêmio Espantaxim. O envio da obra pelo pequeno escritor, em um dos formatos aceitos pela organização do concurso (redação, mensagem ou poesia), já configura sua participação.

Dulce Auriemo explica que a extensão do prazo para recebimento dos trabalhos também objetiva garantir a participação daqueles que já enviaram seus textos para a organização do Concurso. "Começamos a receber algumas obras, o que nos fez pensar na necessidade de encontrar uma solução que garanta a participação desses autores e, por outro lado, dê condições para aqueles que querem participar, mas que no momento estão impossibilitados devido ao fechamento das escolas por causa da pandemia. Existem muitas incertezas e precisamos encontrar um equilíbrio. Esperamos que dias melhores possam trazer mais inspiração às crianças", explica a autora e escritora.
 
O prazo inicial para envio dos trabalhos ao VI Prêmio Espantaxim se encerraria no início deste mês de junho. Com o avanço da pandemia e a interrupção das atividades escolares, havia sido adiado para o segundo semestre de 2020. Diante das incertezas em torno da reabertura das escolas, a Organização decidiu pela nova data de 4 de junho de 2021.
 
O Concurso segue um cronograma de datas com início simultâneo ao do ano letivo, quando o tema é lançado. Na sequência, de acordo com o regulamento, os professores trabalham o tema com seus alunos em classe. Depois, seguem-se as etapas de envio das obras, avaliação pela comissão julgadora, divulgação dos resultados, revisão e digitação dos trabalhos para publicação na antologia, além de toda a parte gráfica referente à impressão deste livro, que reúne as obras dos pequenos escritores premiados como vencedores ou selecionados. Há também a preparação dos troféus e outros prêmios entregues no evento de premiação, que ocorre no ano seguinte ao do lançamento do concurso.

A cerimônia de premiação do VI Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico - Prêmio Espantaxim 2020/21 - agora será em 2022, no mesmo local para o qual já estava confirmada: a imponente Sala São Paulo, patrimônio histórico e cultural da capital paulista.