Câmara de Pindamonhangaba promove Sessão Solene e celebra o 'Dia do Professor'

Docentes das redes municipal, estadual e particular foram agraciados com Diplomas de 'Honra ao Mérito'; Oradora oficial afirmou que "Professor tem o poder de transformar as pessoas e fazer um mundo diferente"


Em uma noite festiva e permeada de honra, respeito e gratidão aos mestres, a Câmara de Pindamonhangaba comemorou nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, o "Dia do Professor" com a promoção e realização da Sessão Solene alusiva à data.

O ato solene foi presidido pelo vereador Osvaldo Macedo Negrão - Professor Osvaldo (PR), teve a participação da vereadora Gislene Cardoso - Gi (DEM) e dos vereadores Carlos Moura - Magrão (PR), Rafael Goffi Moreira (PSDB), Roderley Miotto Rodrigues (PSDB), Jorge Pereira Alves - Jorge da Farmácia (PR) e Ronaldo Pinto de Andrade - Ronaldo Pipas (PR). Entre as autoridades presentes e que fizeram parte da Mesa Diretora do Trabalhos estavam o Secretário de Educação de Pindamonhangaba, Júlio César Ribeiro do Valle; o Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Adelmo Pereira Gomes; a Presidente do Conselho Municipal de Educação, Evalda de Andrade Silva Costa; o Presidente da 52ª Subseção da OAB de Pindamonhangaba, Antonio Aziz Boulos e a Oradora Oficial da sessão, professora Juliana Carvalho.

Após o início formal com a saudação inicial do presidente da mesa e a execução dos Hinos Nacional e do município, o vereador Professor Osvaldo fez a leitura da biografia da oradora oficial e concedeu a palavra à professora Juliana Carvalho.

Em seu pronunciamento, Juliana destacou que "Professor é aquele que compartilha conhecimento, faz o outro crescer, mostra caminhos, dá as mãos, respeita e acolhe". Para ela, "todo mundo tem um professor para recordar, geralmente é aquele professor que, de alguma forma, transformou o seu jeito de pensar, que te fez enxergar o mundo como você vê hoje. É aquele que te inspirou e te deu um norte para chegar ao caminho que você alcançou". Juliana concluiu seu pensamento enaltecendo a figura humana do professor: "Tenho pra mim que ninguém nasce professor. Nós fomos escolhidos para exercer essa linda profissão com muito orgulho e amor".

Na sequência, foi dada a palavra ao Dirigente Regional de Ensino, Adelmo Pereira Gomes. Ele cumprimentou os vereadores pela sessão solene e pela homenagem prestada aos docentes de Pindamonhangaba. "Os alunos são as sementes da sociedade, mas quem rega e faz crescer essas sementes para dar bons frutos são os professores e nada mais justo que essa homenagem", pontuou o dirigente.

Logo em seguida, o vereador Professor Osvaldo cedeu a palavra ao Secretário de Educação do município, Júlio César Augusto do Valle. Enaltecendo a figura do professor, Julio Valle saudou os profissionais e disse que "todos os professores que estão aqui e serão homenageados, representam os nossos docentes. Em recente palestra em nossa cidade, a nossa convidada refletiu sobre essa importante missão da docência e ela observou que 'ser professor hoje no Brasil' representa que estamos fazendo crescer uma vida, transmitindo para as novas gerações os conhecimentos do mundo".

Homenagens 

A Sessão Solene comemorativa a tão importante data, reconhecida universalmente como a profissão que forma todas as profissões, teve os momentos mais marcantes com as honrarias entregues aos professores das redes municipal, estadual e municipal. Como reconhecimento, gratidão, honra e respeito, o Poder Legislativo conferiu e entregou Diplomas de Honra ao Mérito aos Professores que atuam de forma destacada no exercício do magistério em 2019, em nossa cidade: Aírton César, Fabiano Luís da Silva, Hilda Aparecida de Souza Melo Montemór, Maria Juripa Gonçalves, Maura Prado Vieira, Taciane Fernanda Berthoud, Theophilo Jorge da Silva Neto, Vanessa Reis Ferreira da Silva, Viviane Cristina da Cruz Luz e Yone Apóstolo Borges Lima. Além dos diplomas, as professoras e os professores receberam também flores e outros presentes.

Mérito Legislativo

Durante a sessão solene, o vereador Rafael Goffi Moreira promoveu a entrega do Diploma de 'Mérito Legislativo' à ex-Dirigente Regional de Ensino de Pindamonhangaba, Gicele de Paiva Giudice. Durante a leitura a da biografia de Gicele, o parlamentar afirmou que "o Mérito Legislativo é concedido para pessoas de nossa cidade que dignificam e honram Pindamonhangaba".

Gicele de Paiva Giudice

Nascida em Pindamonhangaba, filha de Paulo Brasil de Carvalho Giudice e Maria Aparecida de Paiva Giudice, Gicele é primogênita das duas filhas do casal, sendo sua mãe e irmã também educadoras. Estudou no Grupo Escolar Dr. Alfredo Pujol, no Centro Estadual Interescolar de Pindamonhangaba e na Escola Estadual João Gomes de Araújo. Graduou-se em Letras na Universidade de Taubaté. No mesmo ano de sua diplomação, prestou concurso público estadual, ingressando no cargo de Professor de Língua Inglesa, em Itaquaquecetuba - SP, e em seguida veio removida para a EE Dr. João Pedro Cardoso. Também fez Pedagogia com vistas à administração escolar e a partir de então, ocupou as funções de Assistente de Diretor, Vice-Diretor de Escola, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino. Decidiu ampliar seus conhecimentos, optando por mais uma graduação: a Faculdade de Direito. Em 2003 foi designada como Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino - Região Pindamonhangaba. Como Dirigente Regional, tem sob sua responsabilidade 5 (cinco) municípios: Pindamonhangaba, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, com aproximadamente 120 escolas, 18.600 alunos e 2.500 servidores. Cursou Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade Estadual de Campinas, concluindo em 2009. Na mesma ocasião, obteve a Certificação Ocupacional para Dirigentes de Ensino, processo instituído pela Secretaria de Estado da Educação, para continuidade na função, na qual permaneceu até junho de 2019.

Ao final, em tom muito emotivo, o presidente da Mesa Diretora, vereador Professor Osvaldo, agradeceu a presença e a paciência de todos, especialmente dos familiares dos homenageados, autoridades e familiares e externou as congratulações a todos os homenageados em nome dos quais estendemos a todos os professores das redes Municipal, Estadual e Particular, pela dedicação na incansável arte de educar e formar cidadãos aptos aos desafios do amanhã.