A pandemia de coronavírus que o país enfrenta mudou radicalmente nossos hábitos. De repente, a roupa que você usou na rua não pode entrar dentro de casa, todas as compras precisaram ser higienizadas uma a uma e o álcool gel 70% se tornou um companheiro em todos os lugares.
O vírus que circula como um mal invisível e silencioso exige muito cuidado com hábitos de higiene e distanciamento social para ser mantido longe, mas diversos fungos e bactérias podem estar morando na sua casa e até prejudicar a saúde da família. Para te ajudar a mandá-los embora, separamos de 5 maneiras de manter fungos e bactérias longe da sua casa. Confira!
Lave bem as mãos
Ao contrário dos que muitos pensam, as bactérias não saem pulando por aí e as mãos são uns dos maiores transmissores para que elas se alojem em diferentes partes da casa. Lembre-se de lavar bem as mãos com água e sabão regularmente. Aliás, este é um excelente hábito que deve ser mantido quando passar a pandemia de covid-19, ajudando a evitar diversas doenças.
Limpe sua casa regularmente
Uma casa que está há muito tempo sem ser limpa é um prato cheio para fungos e bactérias, podendo desencadear crises alérgicas, rinites e outras doenças. Além da limpeza dos espaços, os colchões, tapetes e sofás merecem uma atenção especial.
O vinagre, por exemplo, é excelente para eliminar fungos e pode ser utilizado numa solução de metade vinagre e metade água, passando nessas superfícies com uma esponja de cozinha limpa. Já para os colchões, um protetor de colchão funciona como uma capa e ao ser encaixado impede que qualquer microrganismo ou sujeira entre em contato com ele. A maioria dos modelos de protetor de colchão é impermeável e isso impede também que líquidos possam molhá-lo.
Cuidados na cozinha
A cozinha é um grande espaço de proliferação de fungos e bactérias. Além de higienizar os alimentos e evitar tossir ou espirrar sobre eles, você deve lavar bem as mãos antes de cozinhar. Vale lembrar que é importante limpar muito bem o chão e usar desengordurante e álcool no fogão e em superfícies depois de cozinhar.
Ambiente arejado, fungos e bactérias longe
Além do cuidado especial com a limpeza, é necessário manter o ambiente sempre arejado para evitar a disseminação desses males. Sempre que possível, mantenha as portas e gavetas dos guarda-roupas, das estantes e cômodas abertas por um tempo. O período da manhã é ideal, pois neste horário evita que insetos entrem na casa. Esta ação também ajuda a eliminar a umidade do ambiente.
Atenção ao banheiro
O banheiro também precisa de uma boa limpeza, com desinfetante ou até mesmo vinagre. No caso do mofo aparente, a limpeza deve ser feita com 100ml de água sanitária diluída em 1 litro de água. Lembre-se de manter a tampa fechada ao dar a descarga e deixar as toalhas longe do vaso.