Alimento nutritivo traz benefícios para a saúde e a beleza

Conheça dez razões que fazem da spirulina uma aliada nos cuidados com o corpo


Reconhecida como um dos alimentos mais nutritivos do planeta, grama por grama, a spirulina tem sido elogiada por seus muitos benefícios para a saúde e a beleza. Essa microalga natural é rica em proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e ácidos graxos ômega-3, o que a torna uma das melhores opções se você está procurando um suplemento à base de plantas e, ao mesmo tempo, quer aumentar sua ingestão de nutrientes.

Na verdade, mais de 60% desta superalga - ou cianobactéria - é constituída por aminoácidos - que são os monômeros formadores das proteínas. A suplementação com spirulina mantém o organismo funcionando suavemente, ajuda na massa muscular magra para um corpo tonificado e pronto para o verão e fornece vários aminoácidos necessários para manter os níveis de colágeno e elastina da pele, além de prevenir alergias e reforçar o sistema imunológico.

Esta planta é consumida como alimento e, principalmente, como suplemento dietético disponível na forma de spirulina em cápsulas, pó e comprimidos. Para uma boa escolha, procure marcas que já existem no mercado há algum tempo, com qualidade e procedência garantidas. Além de ser consumido por humanos, também é utilizado como suplemento alimentar na aquicultura e avicultura.

A spirulina é obtida principalmente a partir de duas espécies de cianobactérias: Arthrospira platensis e Arthrospira maxima. Ao contrário de outras plantas que crescem no solo, essa microalga verde-azulada cresce em água doce e salgada na natureza. Também é cultivado comercialmente em fazendas de spirulina. A título de curiosidade, seu nome se origina da palavra latina para "hélice", ou "espiral", por causa de suas características físicas semelhantes a uma mola.

Veja dez benefícios da spirulina para os cuidados com o corpo:

1. Pele, cabelo e unhas saudáveis

A grande variedade de minerais encontrados na spirulina, como o ferro, são importantes para manter cabelos, pele e unhas saudáveis. As gorduras saudáveis da spirulina (particularmente GLA) desempenham um papel em manter o cabelo brilhante e reduzir a inflamação na pele. Essas gorduras podem ser absorvidas pela ingestão da spirulina ou pelo uso tópico em uma máscara facial, por exemplo.

2.Combate a inflamação

A spirulina é rica em ácido gama linolênico (GLA), um ácido graxo essencial que ajuda o corpo a combater a inflamação e demonstra ajudar a combater doenças de pele como eczema e acne. Ficocianina é um poderoso antioxidante e esse é um dos principais componentes da spirulina. Pesquisadores estudam suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas e afirmam que a microalga tem um grande potencial para uso em futuras drogas farmacêuticas.

3. Detox

A clorofila (pigmento verde das plantas) é encontrada em concentrações notavelmente altas na spirulina, tornando este superalimento uma das alternativas de limpeza mais potentes encontrados na natureza. Pode ajudar na eliminação de metais pesados e toxinas, o que se traduz em uma pele mais clara, olhos mais brilhantes e peso equilibrado.

4. Anti-aging

A spirulina combate os radicais livres e, portanto, pode prevenir danos à pele que podem levar a rugas e sinais de envelhecimento. Essa microalga também contém muitos aminoácidos importantes, incluindo glicina e prolina, que mantêm a pele firme e apoiam a produção de colágeno.

5. A spirulina pode reduzir os níveis de colesterol "ruim"

Estudos demonstraram que os suplementos de spirulina podem reduzir significativamente os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos. Quando os níveis de LDL estão altos, o risco de doenças cardíacas aumenta. O controle eficaz do colesterol também é importante para pessoas com diabetes. O diabetes pode levar a níveis mais altos de LDLs e triglicerídeos - isso pode aumentar os riscos de ataque cardíaco, derrame e doença arterial periférica.

6. Pode reduzir a pressão arterial

A pressão alta pode contribuir para ataques cardíacos, derrames, doenças renais e várias condições de saúde potencialmente fatais. Há evidências de que a spirulina pode ajudar a manter a pressão arterial em níveis saudáveis. A teoria atual é que a spirulina aumenta a produção de óxido nítrico do corpo, o que pode melhorar a forma como os vasos sanguíneos relaxam e dilatam. Mias pesquisas ajudarão a comprovar isso.

7. Spirulina melhora a rinite alérgica

A rinite alérgica é a inflamação das vias nasais devido a alérgenos ambientais, como poeira, mofo ou pólen, por exemplo. A spirulina é muito popular no tratamento da rinite alérgica. Um estudo de 2020, com 53 pessoas com rinite alérgica comparou os efeitos da spirulina aos da cetirizina, um medicamento anti-histamínico para surtos de alergia, por dois meses. O grupo que tomou spirulina observou melhorias significativas nos sintomas de nariz entupido e coriza, e não viu tanto impacto em seu olfato.

8. A espirulina pode ser eficaz contra a anemia

A spirulina é uma boa fonte de ferro. Como o tipo mais comum de anemia ocorre por causa da deficiência de ferro, faz sentido que a microalga rica em minerais seja uma forma viável de controlar a anemia ferropriva. Um estudo em 2011 demonstrou que a spirulina reduziu os sintomas de anemia em um grupo de idosos. No entanto, é importante colocar a pesquisa em contexto e mais estudos são necessários.

9. A espirulina pode melhorar a resistência e a recuperação muscular

Há evidências de que a spirulina pode conferir alguns benefícios de resistência. Seu poder antioxidante é um fator chave para isso, pois uma das principais causas de cãibras, tensões e entorses durante ou após o treino é o dano oxidativo induzido pelo exercício. Estudos em atletas demonstraram que os suplementos dietéticos de spirulina podem ter um impacto positivo no tempo de recuperação e no estresse oxidativo muscular.

10. Ajuda o cérebro e a função cognitiva

O folato e a vitamina B-12 desempenham um papel importante no funcionamento saudável do cérebro e do sistema nervoso. Por ser rica nestes nutrientes, a spirulina auxilia na proteção das funções cognitivas no previne o envelhecimento. Este suplemento nutricional ajuda a manter a função cerebral.

anuncio