Área da saúde cresce na pandemia e torna-se opção de jovens

Pesquisa revela que seis dos 15 cursos mais buscados são da saúde


Com a pandemia da Covid-19, milhares de profissionais da saúde e pesquisadores se dedicam para o bem comum e, ao mesmo tempo, inspiram jovens na hora de escolher um curso superior. Em recente pesquisa da Educa Insights, divulgada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais buscados são da área da saúde, o que representa um total de 36,1% dos entrevistados.

Conforme dados apresentados, os cursos de psicologia, educação física, biomedicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem tiveram uma boa classificação. O destaque é para o curso de enfermagem que foi o mais citado dentre todos, sendo a opção de quase 12% dos entrevistados. Ainda de acordo com a pesquisa, essa tendência deve continuar em crescimento neste ano.

Para o diretor da Faculdade de Saúde da Unoeste, Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, o crescimento deve-se ao trabalho desses profissionais no enfretamento à pandemia do novo coronavírus.

"Na mídia o trabalho de profissionais da saúde está sendo muito comentado, isso chama a atenção, além disso, teremos um grande número de pacientes vítimas da Covid-19 com sequelas neurológicas, motoras e respiratórias que precisarão de cuidados. Dessa forma existirão grandes oportunidades de trabalho para a área", comenta Freitas.

Para ele, o momento exige que um profissional da saúde esteja capacitado para atuar em situações de calamidade. "Nós, profissionais da saúde, não somos super-heróis. Em todo momento e principalmente nessa tragédia que estamos vivendo, além do conhecimento necessário de nossa função, temos que ser comprometidos, resilientes e humanistas. Essas são qualidades que adquirimos na prática", reforça.

O diretor ainda pontua que a Unoeste reforçou a atenção com a formação profissional dos alunos nesse período da pandemia. "Mesmo diante de todas as adversidades, a universidade manteve o foco em sua missão de formar profissionais comprometidos com a responsabilidade social e ambiental, mediante a manutenção de suas atividades presenciais como aulas práticas e estágios seguindo os protocolos de biossegurança institucional", explica.

Para escolher uma carreira é preciso ter um equilíbrio entre o interesse, gosto pela atividade profissional e possibilidades de ingresso no mercado de trabalho para se sentir livre e satisfeito na vida pessoal e profissional.

Para o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Unoeste, Vinicius dos Santos Oliveira a escolha profissional se dá em um contexto social e histórico. "Devido ao cenário atual, em que profissionais da área da saúde estão em maior destaque e sendo essenciais para a sociedade, os olhares dos jovens que estão nessa fase de escolha, tendem a se voltar para essas profissões", fala.

Segundo o docente, a área da saúde apresenta carreiras que podem absorver bons profissionais, mas ressalta a importância de avaliar todos os aspectos das profissões. "É preciso que os jovens considerem se eles se interessam e gostam, de fato, da profissão. É importante buscar o máximo de informações sobre a área para que a escolha seja consciente. Sugiro que o jovem pesquise sobre a grade curricular, mercado de trabalho, áreas de atuação, salário, rotinas de trabalho, entre outras coisas", ressalta.

A Unoeste está com inscrições abertas para os vestibulares de Medicina e demais cursos. Clique aqui e garanta os benefícios exclusivos desses processos seletivos:

-Bolsas de até 40% para ingresso com nota do Enem

Ingressantes via nota do Enem que se matricularem até 31 de maio podem conquistar bolsas de estudo surpreendentes: 40% para quem obteve média igual ou maior do que 650 no exame; e de 30% para quem conquistou média entre 550 e 649 pontos.

A Unoeste também está com inscrições abertas para o Vestibular On-line dos cursos presenciais (exceto Medicina). Os aprovados podem ganhar bolsas que variam entre 15% (cursos tecnólogos e bacharelados) e 20% (licenciaturas).

Tanto para quem optar pela nota do Enem ou Vestibular On-line, o valor da matrícula será o mesmo do 1º semestre de 2021 e poderá ser parcelado até julho. Além disso, acesso grátis aos cursos livres EAD por 6 meses e um brinde especial para quem se matricular até 31 de maio.

-Concurso de Bolsas de até 80%

Os aprovados no Concurso de Bolsas também poderão parcelar a matrícula até julho e terão acesso aos cursos livres do EAD Unoeste por 6 meses. Tem mais! As matrículas realizadas no prazo de 7 dias após a divulgação do resultado terão direito a um brinde especial.