Baixas temperaturas: como evitar doenças respiratórias durante o período

Sensibilidade causada pelo clima pode ser tratada para evitar maior contágio


Com a chegada do outono e do inverno, é natural o aumento no número de casos de doenças respiratórias e alergias. As oscilações climáticas provocam condições ideais para a proliferação de vírus e bactérias disseminadoras dessas doenças. É muito importante se manter protegido e saudável neste período.

Surgimento de vulnerabilidade

Nesta época do ano, ocorre o fenômeno da inversão térmica, caracterizado pela descida de massas de ar frio, mais pesado, a nível do solo, carregando consigo baixas temperaturas e maior quantidade de poluentes.

A temperatura baixa causa uma reação natural do corpo, que, através da vasoconstrição, tenta manter o corpo aquecido. Nos pulmões, essa reação acarreta na diminuição de produção de muco liberado pelas vias aéreas. A ausência desse muco protetor - dentre outros fatores e reações do corpo - deixa o sistema respiratório vulnerável a doenças e a alergias à poluição.

Essa sensibilidade, que surge como reação ao clima, torna muito mais fácil a proliferação de doenças respiratórias. Coriza, tosses e espirros aparecem como resultado das alergias e se tornam agentes transmissores de bactérias.

O frio e a umidade não só prejudicam a resistência às doenças como criam um comportamento que nos torna mais suscetíveis a elas. Para nos proteger, procuramos lugares quentes, fechados e com pouca ventilação. 

Em um ônibus lotado, por exemplo, as pessoas estão todas reunidas em um lugar muito pequeno. Juntando isso às janelas fechadas para evitar o frio e à umidade do ar, se tem um ambiente mais que perfeito para que bactérias flutuem em gotículas de água de uma pessoa para outra.

Cuidados a serem tomados

Neste tempo de crise sanitária, causada pela pandemia do Covid-19, todos temos pelo menos uma noção básica de como evitar o contágio. Todos os cuidados já estabelecidos como eficazes devem ser redobrados durante esta época do ano.

Neste momento, é ainda mais necessário absorver e levar a sério todas as diretrizes dadas pelo Ministério da Saúde. As máscaras devem ser utilizadas em absolutamente qualquer lugar fora de casa. A aglomeração precisa ser evitada a todo custo e o uso de álcool em gel e sabonete deve ser parte do ritual de retorno ao lar após qualquer dia de trabalho.

O cuidado com o ambiente dentro de casa também pode ajudar a evitar a sensibilidade que deixa o organismo vulnerável às doenças. Deixar as janelas abertas durante o dia, quando o frio é mais ameno, pode garantir um ar arejado e menos agressivo aos pulmões.

Para quem deseja manter a temperatura mais controlada, também vale o uso de um purificador de ar, que garante um controle melhor da qualidade do ar dentro de casa, sem prejudicar o conforto e o abrigo que ela oferece.

Outra medida muito importante é manter a cartela de vacinas em dia. Já existe uma boa variedade de vacinas para tipos diferentes de doenças respiratórias, e é essencial tomar suas doses no tempo correto ou agendá-las quando possível, sempre lembrando do restante da família.

Na temporada de frio, proteger-se contra doenças respiratórias pode parecer um desafio, mas, neste ano, com o constante trabalho de conscientização sobre as medidas contra o contágio do Covid-19, podemos contar com uma grande variedade de informações e um senso de cautela mais apurado, ideal para nos manter protegidos dessa doença e de todas as outras.